Brasil, 9 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Deputados da bancada católica organizam caravana ao Vaticano

Uma comitiva de deputados brasileiros deve visitar o Papa Leão XIV no Vaticano para celebrar o Jubileu dos Governantes em junho.

Um grupo de deputados da Frente Parlamentar Católica da Câmara dos Deputados está se mobilizando para organizar uma caravana que visitará o recém-anunciado Papa Leão XIV no próximo mês de junho, no Vaticano. O novo Pontífice, que sucede o Papa Francisco, será responsável por celebrar o Jubileu dos Governantes, um evento que contará com uma peregrinação de autoridades políticas a Roma. Composta por cerca de dez deputados, a delegação brasileira focará na articulação de apoio junto a cardeais brasileiros para conseguir uma audiência com o Papa.

A bancada católica e sua atuação

Fundada em 2015, a Frente Parlamentar Católica tem se fortalecido e, no ano passado, ganhou uma frente “gêmea” no Senado, sob a liderança do senador Marcos Pontes (PL-SP). O grupo da Câmara é atualmente liderado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que também faz parte da comitiva que viajará ao Vaticano. A atuação da bancada vem crescendo, refletindo a importância da influência católica na política brasileira.

Articulação com cardeais e autoridades

Os parlamentares estão trabalhando junto ao cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, que participou do conclave que escolheu Leão XIV como sucessor de Francisco, para conseguir a audiência. Contudo, Dom Paulo Cezar negou, em entrevista ao GLOBO, a possibilidade de viajar a Roma com os deputados, levantando questões sobre a logística da viagem e a busca por apoio no interior da Igreja.

Expectativa e objetivos da audiência

Além de obter uma audiência com o Papa, a caravana tem objetivos específicos, como a apresentação da “Lei do Rosário”, proposta pela deputada Simone Marquetto (MDB-SP), sancionada em dezembro de 2023 pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Essa legislação institui o dia 7 de outubro como o “Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria”. A deputada Marquetto acredita que a reunião com o novo Pontífice será uma oportunidade valiosa para discutir a importância dessa data para os católicos no Brasil.

“Estive com o Papa Francisco em missão oficial em 2023, quando discuti o assunto da lei, que posteriormente recebeu a benção apostólica da Igreja. O Papa Leão XIII, conhecido por incentivar a prática do rosário no século XIX, nos inspira a crer que Leão XIV também poderá auxiliar a promover essa devoção”, ressaltou Marquetto.

Recepção e eventos anteriores

A bancada católica tem ganhado visibilidade na Câmara, especialmente após organizar uma sessão solene em 22 de abril, comemorando os 525 anos da primeira missa celebrada no Brasil. O evento foi marcado pela presença da cruz original utilizada na cerimônia, que foi trazida do Museu da Sé de Braga, em Portugal. Essa sessão não apenas celebrou a história religiosa do Brasil, mas também reforçou o papel ativo da bancada católica em trazer assuntos de interesse religioso e cultural ao debate político.

Com a proximidade da viagem ao Vaticano, os deputados estão esperançosos não apenas pela audiência com o Papa, mas também pela oportunidade de fortalecer laços com a Igreja e abordar questões que são fundamentais para a população católica brasileira. A comitiva, que inclui nomes importantes como os deputados Diego Garcia (Republicanos-PR) e Márcio Honaiser (PDT-MA), pretende representar não apenas uma bancada, mas a voz de muitos que veem na Igreja uma guia em suas ações políticas.

Os desdobramentos dessa visita ao Vaticano e as repercussões da audiência com o Papa Leão XIV poderão moldar as relações entre a política e a Igreja no Brasil, trazendo à tona novos diálogos e reflexões sobre a atuação da bancada católica na questão social e religiosa do país.

Leia mais na fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes