Brasil, 9 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Copa do Brasil feminina retoma calendário com sorteio de confrontos

A Copa do Brasil feminina volta após nove anos, com sorteio e início da competição programados para maio.

Após um longo hiato de nove anos, a Copa do Brasil feminina está de volta ao calendário oficial do futebol brasileiro. O sorteio dos confrontos e mandos de campo da primeira fase foi realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (9). A competição contará com 65 equipes, abrangendo as Séries A1, A2 e A3 do Campeonato Brasileiro, e terá início marcado para o dia 21 de maio, com a grande final agendada para 19 de novembro.

Entre os participantes estão grandes nomes do futebol feminino brasileiro, como Corinthians, Ferroviária, São Paulo, Internacional e Cruzeiro, que farão suas estreias apenas na terceira fase da competição.

Formato da competição

A Copa do Brasil feminina será disputada em um formato de eliminatórias, com oito fases e jogos únicos em cada etapa. No caso de empate ao final do tempo regulamentar, a definição da partida será decidida através de cobranças de pênaltis. A competição começa com a fase preliminar, que verá o confronto entre Juventude-SE e Paraíso-RO, representando o Grupo 1. O vencedor deste embate se juntará a outras 31 equipes na primeira fase, todas oriundas da Série A3 do Brasileirão.

Como os times avançam nas fases

Na segunda fase, além das 16 equipes que se classificarem da primeira etapa, entrarão também os 16 times da Série A2, que corresponde à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. As equipes que conseguirem avançar nesta fase se encontrarão com outras 16 que disputam a Série A1, totalizando 48 times nas oitavas de final. A partir daí, os vencedores estarão nas quartas de final, semifinais e, finalmente, na tão esperada final.

A última edição da Copa do Brasil feminina aconteceu em 2016, quando o Audax/Corinthians conquistou o título ao vencer o São José-SP por um total agregado de 5 a 3.

A CBF está comprometida em divulgar, em breve, as datas, horários e locais das partidas, o que promete aumentar a expectativa entre os fãs do futebol feminino em todo o Brasil.

Confrontos da fase preliminar e primeira fase

FASE PRELIMINAR

Grupo 1 – Juventude-SE e Paraíso-RO

PRIMEIRA FASE

Grupo 1 (vencedor da fase preliminar)

Grupo 2 – Ipojuca (PE)* x Atlético (BA)

Grupo 3 – Toledo (PR)* x Brasil de Farroupilha (RS)

Grupo 4 – Pinda Ferroviária (SP)* x São Raimundo (RR)

Grupo 5 – Realidade Jovem (SP)* x Recanto (AM)

Grupo 6 – Ceará (CE)* x Rolim de Moura (RO)

Grupo 7 – Tuna Luso (PA)* x CRESSPOM (DF)

Grupo 8 – Operário (MT)* x Prosperidade (ES)

Grupo 9 – Mixto (PB)* x Operário (MS)

Grupo 10 – Vila Nova (GO)* x Atlético Piauiense (PI)

Grupo 11 – Doce Mel (BA)* x Iape (MA)

Grupo 12 – Tarumã (AM)* x Juventude (SE) ou Paraíso (RO)

Grupo 13 – Criciúma (SC)* x Pérolas Negras (RJ)

Grupo 14 – Ypiranha (AP)* x Galvez (AC)

Grupo 15 – UDA (AL)* x Coritiba (PR)

Grupo 16 – Manaus (AM)* x Guarani de Paripueira (AL)

Grupo 17 – Itabirito (MG)* x União (RN)

* Os clubes sinalizados com asterisco são os mandantes dos jogos

Com o retorno da Copa do Brasil feminina, a expectativa é de que as torcidas se animem e lotem os estádios, torcendo por suas equipes favoritas e contribuindo para o crescimento do futebol feminino no Brasil. A renda das partidas e o engajamento do público são fundamentais para que este esporte continue a se desenvolver e conquistar novos espaços nas mídias e na sociedade.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes