Brasil, 9 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

TikTok Shop chega ao Brasil e revoluciona o comércio eletrônico

TikTok Shop é lançado no Brasil, permitindo compras diretas através de vídeos e redes sociais.

O comércio eletrônico no Brasil ganha, a partir desta quarta-feira, um novo concorrente. A plataforma chinesa TikTok anunciou hoje a liberação no mercado brasileiro do recurso de compra a partir de vídeos. Chamada de TikTok Shop, a ferramenta fica integrada aos perfis dos usuários, que podem comprar produtos a partir de vídeos, da página de influenciadores e de transmissões ao vivo.

A chegada do TikTok Shop no Brasil

Lançado pela primeira vez em mercados do Sudeste Asiático em 2021, o TikTok Shop funcionava em outros doze países antes de desembarcar no Brasil. A funcionalidade já está disponível em locais como EUA, México, Espanha, Reino Unido e França. Até 2024, a ferramenta deve gerar cerca de US$ 9 bilhões em volume bruto de mercadorias (GMV) apenas no mercado americano, fomentando o chamado “social commerce”, a experiência que une redes sociais e compras.

No Brasil, a chegada do TikTok Shop será feita de maneira gradual nas próximas semanas, com entregas em todas as cidades do país. Inicialmente, a plataforma concentrará sua venda em categorias como beleza, saúde, moda, casa e decoração, eletrônicos e esportes, com a promessa de incluir mais opções ao longo do ano.

Recursos do TikTok Shop

Três das quatro principais funcionalidades do TikTok Shop já estão ativas no Brasil. A principal delas adiciona um botão de compra em vídeos de influenciadores, marcas ou criadores de conteúdo que promovem produtos. Além disso, há o “live shopping”, que permite integrações de transmissões ao vivo com ofertas em tempo real, e uma “vitrine” nos perfis dos criadores, onde os produtos anunciados ficam expostos.

Nos próximos meses, a plataforma irá lançar uma quarta funcionalidade: a aba “Loja”, onde os produtos serão mostrados de forma similar aos e-commerces tradicionais, com fotos, categorias e destaques de ofertas.

Imagem de divulgação do Tiktok Shop nos EUA — Foto: Divulgação/TikTok
Imagem de divulgação do TikTok Shop nos EUA — Foto: Divulgação/TikTok

Uma das maiores audiências do TikTok no mundo, o Brasil conta com 91,7 milhões de usuários da plataforma, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Indonésia, conforme dados da consultoria Statista. O lançamento do TikTok Shop no Brasil era esperado para este ano, mas inicialmente a previsão era para o fim de 2025. Esta expansão é uma estratégia da ByteDance, controladora do TikTok, para aumentar sua presença na América Latina.

Expectativas e desafios no mercado brasileiro

Segundo analistas do banco Santander, a entrada do TikTok Shop no Brasil representa uma movimentação estratégica para capturar o crescente mercado de e-commerce da América Latina. Marcas como Natura, Renner e C&A são esperadas para se beneficiar dessa nova ferramenta. O TikTok deverá adotar estratégias de lançamento agressivas, como 90 dias sem cobranças de comissão e frete gratuito, similar ao que foi feito no México. Essa nova dinâmica pode criar um ambiente competitivo onde empresas menos preparadas perderão espaço.

“Há uma necessidade urgente para que o varejo brasileiro desenvolva estratégias específicas para o TikTok Shop, perante um cenário potencialmente disruptivo”, afirmam os analistas.

Como funciona o TikTok Shop

A proposta do TikTok Shop é unir entretenimento e compras, criando uma “jornada de descoberta e de compras”. Nos vídeos que oferecem produtos, uma etiqueta é exibida no canto do vídeo, indicando o item e proporcionando um acesso simples para a compra. Ao clicar, o usuário é redirecionado para finalizar a transação. Os dados pessoais e de entrega precisam ser preenchidos na primeira compra, e posteriormente o sistema armazena as informações para facilitar novas transações.

Além disso, os produtos são entregues através de parceiros logísticos do TikTok. O armazenamento e separação dos pedidos são de responsabilidade dos próprios vendedores, uma vez que, neste primeiro momento, o Brasil não terá uma operação logística própria da plataforma.

Quem pode vender e anunciar

Para que influenciadores e criadores de conteúdo possam anunciar produtos, é necessário que tenham mais de 18 anos, pelo menos 5 mil seguidores e estejam ativos na plataforma nos últimos 180 dias. Existem dois modelos de afiliação disponíveis: o “Colaboração Aberta”, que permite que qualquer criador cadastrado promova produtos, e o “Colaboração Direcionada”, onde as marcas escolhem os criadores para trabalhar e definem quais produtos serão promovidos.

O TikTok receberá um percentual da venda, que embora não tenha sido especificado, deve ser inferior ao praticado por concorrentes. Para abrir uma loja e vender diretamente, o usuário precisa ter um CNPJ e passar por uma verificação, que pode levar até três dias úteis.

Com diversas opções de pagamento, incluindo cartão de crédito, débito e Pix, o TikTok Shop tem tudo para se tornar uma referência no cenário de e-commerce brasileiro, unindo a força de vendas com a dinâmica social da plataforma.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes