O ícone do tênis Rafael Nadal, frequentemente aclamado pelo público argentino no Buenos Aires Lawn Tennis Club, marcará sua presença na Argentina, mas desta vez fora das quadras. O ex-número um do mundo desembarcará no país com um de seus hotéis. A confirmação veio do grupo espanhol Meliá Hotels International, que se uniu a Nadal em 2023 para lançar a marca ZEL, um conceito hoteleiro que busca espalhar o lifestyle mediterrâneo para diversos destinos pelo mundo.
Expansão hoteleira na Argentina
O hotel que levará a assinatura do campeão espanhol faz parte de um ousado plano de expansão no território argentino, que envolve um investimento total de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,146 bilhão). O projeto está previsto para abrir sete novos empreendimentos nos próximos cinco anos. O foco da estratégia abrange destinos ricos em beleza natural e que possuem alta demanda turística, tais como El Calafate, Bariloche, Ushuaia, Mendoza, Iguazú, Posadas e Salta. Dentre esses, o primeiro hotel ZEL da Argentina está programado para ser inaugurado.
Atualmente, a Meliá já opera cinco hotéis no país — três sob sua própria bandeira e dois franqueados. O destaque vai para o Gran Meliá Iguazú, situado dentro do Parque Nacional, que oferece vistas deslumbrantes das cataratas. Este hotel é considerado a joia da coroa do grupo na Argentina e foi nomeado em três categorias no World Travel Awards 2025: “Melhor Hotel da América do Sul”, “Melhor Hotel Ecológico” e “Melhor Resort da Argentina”.
O conceito ZEL e o hotel no Caribe
O projeto ZEL chegou ao Caribe em março de 2025 com a abertura do ZEL Punta Cana, um resort all inclusive que incorpora o espírito mediterrâneo no coração da República Dominicana. Esta marca já possui unidades na Espanha, sendo uma delas na Costa Brava. O conceito ZEL tem como objetivo transmitir o estilo de vida mediterrâneo através de experiências baseadas na natureza, no movimento e na conexão. Da forma como define Nadal, trata-se de “um espaço para se sentir bem, ativo e livre”. Ele pessoalmente contribuiu na concepção do complexo, que combina sua visão sobre o esporte como uma ferramenta de equilíbrio físico e mental.
O ZEL Punta Cana é composto por 190 suítes rodeadas por jardins tropicais, piscinas e trilhas que preservam a vegetação nativa. Os quartos foram projetados com foco no conceito de “outdoor living”, utilizando materiais naturais e cores claras, proporcionando uma atmosfera que integra o exterior ao interior.
A proposta gastronômica diversificada
O resort apresenta uma proposta gastronômica rica, contando com oito restaurantes e bares onde se misturam os sabores mediterrâneos com ingredientes locais. O destaque vai para o restaurante PARDA, que serve um buffet com opções frescas e sazonais; o Nokyo, que funde técnicas de cozinha japonesa com receitas ibéricas; e o Tacorini, que oferece uma fusão da culinária grega com a mexicana.
Além disso, o hotel segue o modelo all inclusive, com tarifas que refletem o alto nível de exclusividade e serviço oferecido. As diárias nas Zel Suites começam em aproximadamente R$ 2.149, enquanto as Master Suites têm preços a partir de R$ 2.372, e as Swim-Up Suites a partir de R$ 3.133. Todas as estadias incluem atividades de bem-estar, refeições completas, traslados internos e experiências voltadas para a recuperação do equilíbrio corpo-mente.
Parcerias e visão de futuro
Víctor Donmez, diretor-geral para a América Latina da Meliá, enfatizou que todos os projetos seguirão o formato de franquia, o que permitirá acelerar os prazos de execução. Donmez acrescentou: “Temos mais de 30 anos na Argentina, portanto as mudanças de realidade não são novidade para nós. Passamos por momentos bons, ruins e regulares, mas o resultado sempre foi positivo.” Com esse novo plano, a rede Meliá contará com 12 estabelecimentos na Argentina, entre eles a estreia da marca ZEL no país.
A entrada de Nadal no mercado hoteleiro argentino representa não apenas a expansão de um ícone do esporte, mas também uma nova era de turismo na região, focada na qualidade e experiência dos visitantes.