O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios devido à falta de chuvas. A medida, válida por 90 dias, busca minimizar os impactos da seca sobre a população e a agricultura, especialmente entre os pequenos produtores, e já mobiliza ações emergenciais em diversas regiões do estado.
Medida visa conter impactos da seca no Piauí
Publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (3), a medida tem como base o decreto nº 23.699/95 e poderá ser prorrogada. O documento é assinado pelo governador Rafael Fonteles e por secretários das pastas de Meio Ambiente, Defesa Civil e Governo.
“Seca verde” afeta lavouras e ameaça abastecimento
Segundo relatório técnico da Secretaria de Meio Ambiente, o estado enfrenta uma “seca verde” — quando a vegetação permanece verde, mas o volume de chuva é insuficiente para garantir colheitas. A situação já comprometeu a agricultura familiar e reduziu drasticamente os níveis de água em reservatórios, rios e riachos.
Previsão climática preocupa autoridades
A expectativa é de chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas nos próximos meses. Diante disso, órgãos como a Semarh e a Defesa Civil estadual estão articulando medidas emergenciais para proteger a produção agropecuária, preservar os recursos hídricos e garantir apoio à população afetada.
Confira o decreto e os municípios em situação de emergência.