Neste domingo, 6 de abril, os cidadãos dos municípios de Eldorado e Neves Paulista, ambos em São Paulo; Ruy Barbosa, na Bahia, e Paranhos, em Mato Grosso do Sul, voltarão às urnas para as eleições suplementares. Essas votações se tornam necessárias após a cassação dos registros dos prefeitos eleitos em 2024, que foram considerados inelegíveis por diferentes razões legais, conforme determina o Código Eleitoral brasileiro (Lei n° 4.737/1965).
Motivos das eleições suplementares
A realização das eleições suplementares ocorre para garantir a continuidade da administração pública de forma regular. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado responsável determinou a convocação dessas eleições em virtude de irregularidades que comprometeram a legitimidade dos candidatos anteriormente eleitos.
Eldorado (SP)
Em Eldorado, Dourados, o prefeito eleito Elói Fouquet (PSDB) teve seu registro cassado devido a uma condenação por improbidade administrativa, que se relaciona a danos aos cofres públicos e enriquecimento ilícito de terceiros. Agora, os eleitores escolherão entre Doutor Galindo (PSD), Doutora Débora (PT) e Professor Noel Castelo (Solidariedade), que, junto com seus vices, buscam garantir a liderança do município e a continuidade de políticas públicas eficientes.
Neves Paulista (SP)
Na cidade de Neves Paulista, o ex-prefeito Reginaldo Paulino da Silva (PL) foi declarado inelegível por uma condenação por furto qualificado que ocorreu em 2020. As eleições suplementares apresentarão os candidatos Kiko Rossali (PL) e Betinho Milani (PSD), com vices Hélio Carvalho (PL) e Sirlei Maria da Costa (PSD), ambos esperando assegurar um futuro promissor para a cidade.
Ruy Barbosa (BA)
Em Ruy Barbosa, a situação é decorrente de uma decisão unânime do TRE da Bahia, que indeferiu a candidatura do prefeito José Bonifácio Marques Dourado devido a irregularidades em sua prestação de contas de 2016. Os candidatos Doutor George (PSD) e Eridan de Bonifácio (MDB) vão brigar pela prefeitura, com vices que prometem agregar valores às suas chapas: Benilda (PSD) e Nildo (MDB).
Paranhos (MS)
Por fim, em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB), que recebeu a maior quantidade de votos em 2024, também enfrentou a inelegibilidade por questões referentes a irregularidades financeiras na gestão anterior. Neste pleito, os eleitores conhecerão Hélio Acosta (PSDB) e Jorge Ricardo (PT), acompanhados de Alfredo Soares (PSDB) e Doutor Vicente (PT) como seus respectivos vices.
Informações sobre a votação
As eleições suplementares se iniciarão às 8h e se encerrarão às 17h, seguindo o horário de Brasília. Os eleitores deverão apresentar um documento oficial com foto para se identificarem durante a votação. O aplicativo e-título também é aceito, desde que a foto esteja visível.
Para aqueles que não puderem comparecer, será necessário apresentar uma justificativa formal. Todas as informações sobre os candidatos e as eleições podem ser acessadas através do DivulgaCand, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral.
As eleições deste domingo representam uma nova oportunidade para os municípios, visando a restauração da confiança dos eleitores nas instituições e a plena regularização de suas gestões.