Brasil, 20 de abril de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Eleições suplementares em quatro cidades do Brasil neste domingo

Eleitores de quatro municípios brasileiros votam neste domingo para escolher novos prefeitos e vices em eleições suplementares.
Foto: divulgação TSE

Neste domingo, 6 de abril, os cidadãos dos municípios de Eldorado e Neves Paulista, ambos em São Paulo; Ruy Barbosa, na Bahia, e Paranhos, em Mato Grosso do Sul, voltarão às urnas para as eleições suplementares. Essas votações se tornam necessárias após a cassação dos registros dos prefeitos eleitos em 2024, que foram considerados inelegíveis por diferentes razões legais, conforme determina o Código Eleitoral brasileiro (Lei n° 4.737/1965).

Motivos das eleições suplementares

A realização das eleições suplementares ocorre para garantir a continuidade da administração pública de forma regular. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado responsável determinou a convocação dessas eleições em virtude de irregularidades que comprometeram a legitimidade dos candidatos anteriormente eleitos.

Eldorado (SP)

Em Eldorado, Dourados, o prefeito eleito Elói Fouquet (PSDB) teve seu registro cassado devido a uma condenação por improbidade administrativa, que se relaciona a danos aos cofres públicos e enriquecimento ilícito de terceiros. Agora, os eleitores escolherão entre Doutor Galindo (PSD), Doutora Débora (PT) e Professor Noel Castelo (Solidariedade), que, junto com seus vices, buscam garantir a liderança do município e a continuidade de políticas públicas eficientes.

Neves Paulista (SP)

Na cidade de Neves Paulista, o ex-prefeito Reginaldo Paulino da Silva (PL) foi declarado inelegível por uma condenação por furto qualificado que ocorreu em 2020. As eleições suplementares apresentarão os candidatos Kiko Rossali (PL) e Betinho Milani (PSD), com vices Hélio Carvalho (PL) e Sirlei Maria da Costa (PSD), ambos esperando assegurar um futuro promissor para a cidade.

Ruy Barbosa (BA)

Em Ruy Barbosa, a situação é decorrente de uma decisão unânime do TRE da Bahia, que indeferiu a candidatura do prefeito José Bonifácio Marques Dourado devido a irregularidades em sua prestação de contas de 2016. Os candidatos Doutor George (PSD) e Eridan de Bonifácio (MDB) vão brigar pela prefeitura, com vices que prometem agregar valores às suas chapas: Benilda (PSD) e Nildo (MDB).

Paranhos (MS)

Por fim, em Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB), que recebeu a maior quantidade de votos em 2024, também enfrentou a inelegibilidade por questões referentes a irregularidades financeiras na gestão anterior. Neste pleito, os eleitores conhecerão Hélio Acosta (PSDB) e Jorge Ricardo (PT), acompanhados de Alfredo Soares (PSDB) e Doutor Vicente (PT) como seus respectivos vices.

Informações sobre a votação

As eleições suplementares se iniciarão às 8h e se encerrarão às 17h, seguindo o horário de Brasília. Os eleitores deverão apresentar um documento oficial com foto para se identificarem durante a votação. O aplicativo e-título também é aceito, desde que a foto esteja visível.

Para aqueles que não puderem comparecer, será necessário apresentar uma justificativa formal. Todas as informações sobre os candidatos e as eleições podem ser acessadas através do DivulgaCand, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral.

As eleições deste domingo representam uma nova oportunidade para os municípios, visando a restauração da confiança dos eleitores nas instituições e a plena regularização de suas gestões.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes