O mês de abril será marcado por temperaturas e calor acima da média e chuvas abaixo do esperado em boa parte do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência segue o padrão observado no verão, que terminou com déficit hídrico em importantes biomas do país.

Centro-Sul enfrenta calor acima da média e seca em abril
De acordo com o Inmet, abril deve ter temperaturas superiores a 24ºC no Centro-Sul e em algumas áreas do Nordeste, com chuvas mal distribuídas e volumes abaixo da média. No Sul, o cenário mais crítico é esperado no extremo sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. Em contrapartida, áreas com chuvas acima da média podem ajudar na recuperação do solo.
La Niña e mudanças climáticas impactam o padrão climático
O verão recém-encerrado foi o sexto mais quente do Brasil desde 1961, mesmo sob influência do fenômeno La Niña, que normalmente traz temperaturas mais amenas. As precipitações ficaram concentradas na faixa norte, enquanto Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul enfrentaram secas severas, afetando o solo já fragilizado por eventos extremos e queimadas.
Outono será de transição para o período seco
Com início em 20 de março, o outono traz a expectativa de redução progressiva das chuvas no Brasil central. A meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, explica que o Sul poderá ver a volta das chuvas em maio, mas o clima seco deve predominar em boa parte da estação.
— A tendência é de redução das chuvas à medida que a gente avança no outono. No Sul, ainda pode haver alguma irregularidade em abril, com retorno das chuvas a partir de maio — afirmou.
Frentes frias e possibilidade de geadas no Sul
Apesar do calor predominante, há possibilidade de entradas de massas de ar frio a partir de abril, que podem provocar temperaturas mais amenas e até geadas, especialmente nas áreas elevadas da Região Sul. A previsão para o Sudeste ainda não inclui episódios de geada, mas a meteorologista alerta para mudanças à medida que o outono avança.