Brasil, 31 de março de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Piauí anuncia megaprojeto de energia solar com 750 MW e 3.500 novos empregos

O Complexo São Dimas deve impulsionar o setor de energias renováveis no Piauí, atraindo investimentos e fortalecendo o estado como referência nacional em energia solar.
A iniciativa vai gerar 3.500 empregos diretos e será implantada nos municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia. Foto: Divulgação

O Governo do Piauí assinou, na última sexta-feira (21), um acordo com duas empresas para a construção do Complexo Fotovoltaico Fazenda São Dimas, megaprojeto de energia solar, que terá capacidade de 750 megawatts (MW). A iniciativa vai gerar 3.500 empregos diretos e será implantada nos municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia.

megaprojeto de energia solar
Exemplo de Planta de energia solar. Foto: Diário do Povo

Parceria entre governo e setor privado

O projeto será realizado por meio de um Memorando de Entendimento (MOU) assinado entre a Investe Piauí, a empresa Coensa Construções Planejadas Ltda e a Prosolar Geradora de Energia Solar SPE Ltda. O documento estabelece uma parceria entre o governo estadual e as empresas para viabilizar a construção do complexo.

O vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, destacou que o objetivo é facilitar os trâmites burocráticos, promover o diálogo com os municípios e buscar compradores de energia no mercado livre.


Energia limpa e desenvolvimento local

Além de contribuir para o crescimento da energia limpa no Brasil, o novo complexo vai impulsionar a economia local. A Investe Piauí também vai atuar na melhoria da infraestrutura da região, como estradas e linhas de transmissão, e aproximar o projeto de empreendedores locais para incentivar setores como turismo, hotelaria e alimentação.


Geração de empregos no megaprojeto de energia solar

As empresas responsáveis pelo projeto irão apresentar dados sobre a geração de empregos e o impacto econômico esperado. A expectativa é que o Complexo São Dimas ajude o Piauí a atrair ainda mais investimentos para o setor de energias renováveis, consolidando o estado como um dos maiores polos solares do país.

Ricardo Castelo reforça que o projeto é mais um passo na estratégia de desenvolvimento sustentável do estado. “O Piauí tem um potencial extraordinário para a geração de energia renovável. Estamos comprometidos em atrair projetos que impulsionem o crescimento com foco na sustentabilidade e inovação”, afirmou.


PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes