Brasil, 31 de março de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Piauí se destaca como polo de mel do Brasil e exporta para EUA e Europa

Produção de mel no Piauí impulsiona economia local e ganha reconhecimento internacional.
Pequenos produtores têm sido protagonistas dessa transformação econômica e social no campo. Foto: Governo do Piauí / Geirlys Silva

O estado do Piauí está se consolidando como um dos maiores polo de mel do Brasil, atraindo olhares do mercado internacional. Graças às condições climáticas favoráveis e à diversidade de floradas nativas, o mel piauiense tem conquistado consumidores exigentes nos Estados Unidos e na Europa, destacando-se por sua pureza, sabor e textura únicos.

Agricultura familiar impulsiona apicultura no estado

Pequenos produtores têm sido protagonistas dessa transformação econômica e social no campo. Um exemplo é Adailton Santos, apicultor da cidade de Lagoa do Sítio, que atua na área há cerca de 20 anos. “O que mais agregou valor à minha produção foi o suporte técnico da Sada. Aprendi até a desenvolver rainhas, o que mudou nossa produção e qualidade de vida”, conta.

polo de mel do Brasil
Foto: Governo do Piauí / Geirlys Silva

Assistência técnica é chave para o sucesso

O trabalho da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) tem sido decisivo no avanço da apicultura. O técnico Moura, que atua na região, explica que desde 2016 a extensão rural tem fornecido tecnologias e capacitação para melhorar a qualidade e o volume do mel produzido. “Estamos focados na agricultura familiar, oferecendo o suporte necessário para fortalecer a base da nossa economia”, destaca.

Floradas nativas garantem mel de alta qualidade

A excelência do mel piauiense está diretamente ligada à preservação das floradas nativas. Árvores como o angico-de-bezerro, marmeleiro e caneleiro fornecem o néctar ideal para uma produção diferenciada, especialmente durante a estação seca. “Essas floradas são uma vantagem natural que contribui para o reconhecimento internacional do nosso mel”, explica Moura.

Exportações crescem e apicultura ganha futuro promissor

Com a dedicação dos apicultores e o apoio técnico contínuo, o Piauí vem se firmando no mercado nacional e internacional como um dos maiores exportadores e polo de mel do Brasil. “Com a ajuda da Sada e a força de trabalho dos nossos apicultores, podemos afirmar que o futuro da apicultura no Piauí é promissor”, afirma o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes