Um incĂȘndio no aeroporto de Heathrow, em Londres, de grandes proporçÔes em uma subestação elĂ©trica localizada em Hayes, causou um apagĂŁo que interrompeu as operaçÔes do aeroporto, na noite desta quinta-feira (20). O terminal, um dos mais movimentados do planeta, deve permanecer fechado atĂ© pelo menos a meia-noite desta sexta-feira (21), segundo autoridades locais. A interrupção no fornecimento de energia afetou tambĂ©m milhares de residĂȘncias na regiĂŁo e deixou passageiros e companhias aĂ©reas em estado de alerta.
De acordo com um porta-voz de Heathrow, mais de 1.300 voos foram cancelados e outros precisaram ser remanejados. Ainda nĂŁo hĂĄ previsĂŁo exata para a restauração completa da energia, o que mantĂ©m em suspensĂŁo as atividades normais do terminal. âEnquanto os bombeiros estĂŁo respondendo ao incidente, nĂŁo hĂĄ clareza sobre quando a energia poderĂĄ ser restaurada de forma confiĂĄvelâ, afirmou a direção do aeroporto.
â ïž ApagĂŁo afeta casas e força evacuaçÔes
O fogo na subestação provocou um apagĂŁo que afetou diretamente mais de 16 mil residĂȘncias nas proximidades. Aproximadamente 150 pessoas precisaram ser evacuadas por segurança. A operação de combate ao incĂȘndio mobilizou dez caminhĂ”es e 70 bombeiros, que atuaram por vĂĄrias horas para conter as chamas e impedir a propagação para ĂĄreas residenciais e industriais prĂłximas.
IncĂȘndio no aeroporto de Heathrow
A situação gerou impacto não apenas para os voos internacionais, mas também para os deslocamentos internos no Reino Unido, criando um efeito cascata que deve repercutir por vårios dias, principalmente em voos com conexão pelo aeroporto de Heathrow.
âïž Um dos aeroportos mais importantes do mundo
Heathrow Ă© o principal aeroporto de Londres e um dos mais movimentados do mundo, com milhĂ”es de passageiros circulando anualmente. A paralisação de suas operaçÔes tem impacto global, afetando conexĂ”es internacionais e logĂsticas de cargas.
Autoridades britĂąnicas ainda investigam as causas do incĂȘndio e monitoram o estado da infraestrutura energĂ©tica na regiĂŁo para evitar novas falhas. A expectativa Ă© que o fornecimento seja restabelecido gradualmente, mas passageiros foram orientados a buscar informaçÔes junto Ă s companhias aĂ©reas antes de se dirigirem ao aeroporto.