Brasil, 12 de março de 2025
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ANTT aprova contrato inédito e libera construção de terminal ferroviário de combustíveis no Piauí

O projeto visa melhorar a logística de transporte e abastecimento na região, reduzindo custos e ampliando a infraestrutura ferroviária no estado.
A iniciativa faz parte de um esforço para fortalecer o setor de transportes e atrair investimentos para o Nordeste. Foto: Divulgação ANTT

Em uma decisão inédita, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a anuência prévia para a formalização do primeiro contrato de Investidor Associado do Brasil e libera construção de terminal ferroviário de combustíveis em Teresina, Piauí. O acordo foi firmado entre a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e a Temape (Terminais Marítimos de Pernambuco).

Com um investimento de R$ 40 milhões, financiado integralmente pela Temape135, o novo terminal ferroviário promete transformar a logística de combustíveis no Piauí. A infraestrutura contará com 27.000 m³ de tancagem e um ramal ferroviário equipado com 15 plataformas de descarregamento, permitindo a movimentação de 140.000 toneladas anuais. Atualmente, grande parte do abastecimento do estado depende do transporte rodoviário, o que aumenta os custos e a emissão de poluentes. Com a nova estrutura, a ferrovia se tornará uma alternativa mais eficiente e sustentável, reduzindo a pegada de carbono e otimizando a distribuição de combustíveis na região.

O impacto da nova parceria para o setor ferroviário

A aprovação desse contrato marca um avanço importante na regulamentação ferroviária brasileira. Previsto na Lei 14.273/2021 e no Decreto 11.245/2022, o mecanismo de Investidor Associado permite que concessionárias ferroviárias recebam investimentos privados para expandir e modernizar a infraestrutura.

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a iniciativa representa um grande passo para o setor ferroviário:

“Entre os benefícios do projeto, podemos destacar maior eficiência operacional, permitindo o transporte de grandes volumes em uma única viagem, redução de custos logísticos, aumento da segurança e menor impacto ambiental, reduzindo as emissões de CO₂ por tonelada transportada”, afirmou Sampaio.

Atualmente, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) é responsável por mais de 80% do abastecimento de combustíveis do Piauí, conectando diariamente o Porto do Itaqui (MA) aos terminais de combustíveis em Teresina (PI). O trecho ferroviário de 450 km é essencial para garantir um transporte seguro, eficiente e sustentável.

Terminal ferroviário de combustíveis em Teresina

O cronograma prevê o início das obras em 2025, com conclusão até 2027 e operação plena a partir de 2028, após a obtenção das licenças da ANP125. Além de ampliar a capacidade de abastecimento, o terminal deve impulsionar o desenvolvimento econômico do Piauí, atraindo novos investimentos para o setor de infraestrutura e transporte. A modernização da malha ferroviária facilitará o escoamento de combustíveis e outros produtos, além de gerar empregos diretos e indiretos. Com essa iniciativa inédita no país, o governo e a iniciativa privada avançam na ampliação do uso das ferrovias, alinhando-se às estratégias de modernização do setor ferroviário brasileiro.

Terminal ferroviário de combustíveis:

Recepção ferroviária e rodoviária
Tanques para armazenagem de combustíveis
Estrutura de expedição rodoviária
Laboratório de análises de combustíveis
Subestação elétrica e pátio de bombas
Sistema de proteção contra incêndios e automação de processos

Além da construção do terminal, a FTL propôs a devolução de trechos ferroviários menos viáveis, permitindo que o governo federal avalie novos projetos, como o transporte ferroviário de passageiros. As negociações estão sendo mediadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e devem avançar nos próximos meses.

A expansão da Transnordestina

A Temape faz parte do mesmo grupo econômico que administra a Transnordestina Logística, responsável pela construção da ferrovia que ligará o Piauí ao Porto de Pecém (CE). A previsão é que os primeiros transportes de carga nesse trecho comecem em 2025, representando um grande avanço para o setor ferroviário no Brasil.

Para a ANTT, a iniciativa reforça o compromisso com a modernização e eficiência da infraestrutura nacional, promovendo maior participação da iniciativa privada nos projetos ferroviários.

“A decisão pioneira da ANTT abre um novo capítulo para o setor ferroviário brasileiro, consolidando o modal ferroviário como alternativa estratégica e sustentável para o transporte de combustíveis no país”, concluiu Guilherme Theo Sampaio.

Grupo Temape

O Temape – Terminais Marítimos de Pernambuco S/A é uma empresa fundada em 1998, especializada no armazenamento e distribuição de combustíveis e derivados. Faz parte de um conglomerado empresarial que opera em diversos setores, incluindo açúcar, álcool e energia, com oito unidades industriais espalhadas pelo Nordeste (Pernambuco, Alagoas e Piauí), Centro-Oeste (Goiás) e Sudeste (São Paulo). A empresa se destaca pela sua infraestrutura logística estratégica, garantindo eficiência no transporte e abastecimento de produtos essenciais para a economia brasileira.

Teresina

Com a nova infraestrutura, a expectativa é que o terminal ferroviário reduza a dependência do transporte rodoviário para o abastecimento de combustíveis no Piauí, tornando a distribuição mais eficiente e competitiva. Atualmente, grande parte do combustível consumido no estado chega por caminhões, o que eleva os custos e aumenta a emissão de poluentes. Com a entrada em operação do terminal, a movimentação ferroviária se tornará uma alternativa mais sustentável, reduzindo o impacto ambiental e otimizando a logística regional.

Além dos benefícios econômicos e ambientais, o projeto também deve impulsionar o desenvolvimento industrial e comercial no Piauí, atraindo novos investimentos para o setor de infraestrutura e transporte. A modernização da malha ferroviária poderá facilitar o escoamento de outros produtos e estimular a criação de empregos diretos e indiretos na região. Com a parceria entre iniciativa privada e governo, o terminal se torna um marco na ampliação do uso das ferrovias para o transporte de combustíveis no Brasil, alinhando-se às diretrizes de modernização do setor ferroviário nacional.

Com investimentos robustos e infraestrutura moderna, o terminal ferroviário de combustíveis em Teresina, o Piauí e o Nordeste se consolidam como hubs logísticos estratégicos, reforçando a importância do transporte ferroviário para a economia nacional.


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