A Chevrolet confirma novo SUV em uma entrevista exclusiva ao g1 do vice-presidente da General Motors Brasil, Fabio Rua, que revelou um movimento estratégico significativo da montadora: a entrada no competitivo mercado de SUVs de entrada. Este segmento é um dos que mais cresce no Brasil, e a Chevrolet se prepara para concorrer diretamente com modelos como Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Citroën Basalt e Renault Kardian. A Chevrolet confirma novo SUV.
A Chevrolet confirma novo SUV
Embora Rua não tenha divulgado detalhes como o nome do novo modelo ou a data exata de lançamento, ele provocou a curiosidade dos jornalistas ao afirmar que a resposta está presente na própria entrevista. “Me permitam uma surpresa, mas a resposta é sim. Qual é o produto, quando ele será fabricado, em que planta ele será fabricado, em breve vocês saberão”, disse o executivo.
A disputa entre SUVs compactos, que possuem preços a partir dos R$ 100 mil, é intensa. Em 2023, novos concorrentes se juntaram ao mercado, tornando a situação ainda mais desafiadora para as montadoras. Rua afirmou que a unidade de Gravataí (RS) receberá parte de um investimento de R$ 1,2 bilhão destinado à produção desse novo modelo.
Futurismo em veículos eletrificados
Além do novo SUV, Rua revelou que a GM planeja lançar até cinco novos modelos até 2025 e introduzir dez veículos eletrificados no Brasil até 2030. Isso vai de híbridos leves até veículos 100% elétricos. “Não espere que o Onix saia do nosso portfólio, porque ele é um dos filhos mais queridos da Chevrolet no Brasil. Então, esperem uma atualização do Onix em algum momento”, ressaltou Rua.
O Onix, que já foi o carro mais vendido do Brasil e liderou as vendas de 2015 a 2019, tem enfrentado dificuldades nos últimos anos. A falta de atualizações significativas é vista como um dos motivos para a queda nas vendas. Em 2023, o modelo não conseguiu superar a barreira dos 100 mil carros vendidos, um número muito aquém de suas melhores épocas.
Percorrendo a crise e os desafios do mercado
No dia a dia da fábrica de Gravataí, a situação é delicada. O sindicato dos metalúrgicos expressou preocupações sobre a paralisação das atividades. Rua, no entanto, garantiu que não há planos para a suspensão total das operações e que a produção do Onix e do Onix Plus continuará, embora com uma redução temporária nos turnos de trabalho.
Em relação ao mercado global, Rua comentou sobre a crescente concorrência das montadoras chinesas. Ele acredita que o desenvolvimento de veículos em parceria com marcas chinesas será fundamental para a competitividade da Chevrolet. “Temos carros lá que são produzidos com uma competitividade maior, e conseguimos trazer alguns desses carros para o Brasil como complemento de portfólio”, afirmou.
Expectativas econômicas para 2025
Com o cenário econômico desafiador, especialmente com a alta das taxas de juros, Rua reconhece que isso pode impactar as vendas da GM em 2025. “Se a taxa de juros chegar a patamares altos, é possível que as vendas sejam impactadas, mas acredito que teremos um 2025 menos nebuloso”, destacou. Ele se mostra otimista olhando para o futuro, acreditando que o Brasil pode ver uma recuperação econômica nos próximos anos.
Investimentos e eletrificação
Os investimentos da GM no Brasil são substanciais, com R$ 7 bilhões programados até 2028, sendo R$ 5,5 bilhões direcionados para as fábricas no estado de São Paulo. Parte desse capital será empregada no desenvolvimento e produção de veículos eletrificados. Rua acredita que, em um futuro não tão distante, a GM fabricará exclusivamente carros elétricos ou híbridos em suas unidades brasileiras.
Fabio Rua encerrou a entrevista reafirmando o compromisso da GM com a inovação e a adaptação às novas demandas do mercado, prometendo uma Chevrolet forte e preparada para o futuro. “Estamos prontos para encarar e competir em qualquer um dos segmentos que decidirmos atuar”, concluiu.