A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou alta de 1,23% em fevereiro de 2025, segundo dados divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado representa um avanço de 1,12 ponto percentual em relação a janeiro (0,11%) e é o maior índice para um mês de fevereiro desde 2016.
🔥 Habitação e Educação puxam a alta da inflação
O grupo Habitação teve o maior impacto no índice geral, com alta de 4,34%, impulsionada pelo aumento da energia elétrica residencial, que subiu 16,33% após a redução do bônus de Itaipu observada em janeiro. Educação também teve forte influência, com alta de 4,78%, refletindo os reajustes tradicionais de início de ano, especialmente no ensino fundamental (7,50%) e médio (7,26%).
📊 Outros setores em destaque
- Alimentação e Bebidas subiu 0,61%, com destaque para os aumentos da cenoura (17,62%) e do café moído (11,63%).
- Transportes teve variação de 0,44%, influenciado pelo aumento dos combustíveis (1,88%) e das tarifas de ônibus urbano em diversas capitais.
- Vestuário (-0,08%) e Comunicação (-0,06%) foram os únicos grupos a registrar variações negativas.
📍 Inflação nas regiões: Recife lidera alta, Goiânia tem menor variação
Entre as regiões pesquisadas, Recife teve a maior alta (1,49%), impulsionada pelo aumento da energia elétrica (14,78%) e da gasolina (3,74%). Já Goiânia registrou a menor variação (0,99%), influenciada pela queda nas passagens aéreas (-26,67%) e no preço do arroz (-2,67%).
A próxima divulgação do IPCA-15, referente a março, está programada para o dia 27 do próximo mês.