Brasil, 21 de fevereiro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.

Porto Piauí recebe consultores do Porto de Antuérpia para estreitar parceria internacional

Consultores do Porto de Antuérpia visitaram o Porto Piauí para fortalecer parceria internacional, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Porto de Luís Correia. Foto: Divulgação

A Companhia Porto Piauí recebeu na última semana, no Porto de Luís Correia, consultores do Porto de Antuérpia, na Bélgica, para fortalecer uma parceria estratégica internacional. O encontro, que contou com a presença dos especialistas Wannes Vincent e Michiel Heleven, teve como foco a troca de conhecimento e o desenvolvimento sustentável da infraestrutura portuária piauiense.


Piauí e Bélgica

O Porto de Antuérpia, segundo maior da Europa, vem estreitando relações com o Piauí há dois anos. A parceria teve início após uma viagem do governador Rafael Fonteles e do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, à Bélgica em 2023, com o objetivo de buscar referências portuárias globais. Desde então, a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Porto Piauí tem trabalhado para consolidar essa cooperação.

O diretor Igor Pontes destacou a importância da visita:
“Foi uma semana muito rica, de troca de conhecimento com toda a equipe do Porto Piauí. Os consultores belgas ficaram entusiasmados com as potencialidades do estado e com a infraestrutura já existente.”


O foco da parceria

Um dos principais pontos em comum entre os dois portos é o compromisso com a sustentabilidade. O Porto de Antuérpia busca ser o menor emissor de CO₂ até 2050 e investe em energias renováveis, como o Hidrogênio Verde. Além disso, ambos os portos apostam na digitalização para agilizar processos e otimizar operações.

O consultor Wannes Vincent, do Porto de Antuérpia, enfatizou a importância da cooperação global:
“Fazemos parcerias com portos ao redor do mundo para compartilhar conhecimentos e implementar treinamentos de gestão e investimentos. No Brasil, já temos cooperação com o Porto de Açu, no Rio de Janeiro.”


Porto de Luís Correia

Com essa parceria estratégica, o Governo do Piauí e a Investe Piauí buscam fortalecer a posição do Porto de Luís Correia como um hub logístico e sustentável, promovendo desenvolvimento econômico e crescimento industrial para o estado.


PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes

Notícias

Institucional

Para você