Assentamentos rurais, comunidades quilombolas e povos tradicionais poderão contar com internet de alta velocidade e sinal 4G, graças a um Internet e telefonia 4G chegarão a assentamentos rurais assinado nesta quarta-feira (19) em Brasília. A parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e das Comunicações, Anatel e Incra busca reduzir a desigualdade digital no campo, promovendo inclusão e desenvolvimento sustentável.
Internet e telefonia 4G chegarão a assentamentos rurais
O projeto será financiado pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e prevê mapeamento das áreas prioritárias em até 120 dias pelo MDA e pelo Incra. Já o Ministério das Comunicações e a Anatel serão responsáveis por implementar políticas de inclusão digital, garantindo infraestrutura para acesso à internet e telefonia móvel.
Além da conexão, o acordo contempla a capacitação de agricultores e professores de escolas rurais, ampliando o impacto da tecnologia no cotidiano das comunidades atendidas.
Parceria com os Correios impulsiona agricultura familiar
Durante o evento, também foi firmado um acordo entre o MDA e os Correios para melhorar a logística de transporte de produtos da agricultura familiar. A iniciativa permitirá o escoamento de alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos, aproveitando a capilaridade da rede de distribuição dos Correios no país.