A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na tarde desta sexta-feira (14) um boletim médico sobre a saúde do Papa Francisco, internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, para tratar o agravamento de uma bronquite. Segundo a nota oficial, exames confirmaram a presença de uma infecção nas vias respiratórias, mas o quadro clínico permanece estável, com apenas uma leve alteração febril.
O diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, informou que o pontífice de 87 anos iniciou tratamento com terapia farmacológica e que ele está sereno, de bom humor e até leu alguns jornais durante o dia.
Histórico de internações do Papa Francisco
O Papa Francisco já esteve internado no Hospital Gemelli em outras ocasiões. Em junho de 2023, ele passou nove dias na unidade, onde foi submetido a uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal. Em 2021, o Papa também foi hospitalizado para a retirada de uma parte do cólon, em um procedimento para tratar uma estenose diverticular.
O Vaticano não informou por quanto tempo o Papa permanecerá hospitalizado, mas ressaltou que ele segue sob observação médica. Sua agenda oficial pode sofrer ajustes nos próximos dias, dependendo da evolução do quadro clínico.