Brasília – A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu pelo quinto mês seguido em janeiro, refletindo o impacto da inflação dos alimentos e o aumento do pessimismo econômico no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira(11).
Segundo pesquisa da AtlasIntel para a Bloomberg News (LatAm Pulse), 51% dos brasileiros desaprovam a gestão de Lula—um aumento de mais de um ponto percentual em relação a dezembro e de oito pontos desde abril. Ao mesmo tempo, a aprovação do presidente caiu para 46%, uma queda de dois pontos em comparação ao mês anterior e de cinco pontos em relação ao início de 2023.
Cresce percepção negativa sobre o governo Lula
O levantamento, publicado nesta terça-feira (13), também mostrou um aumento na percepção negativa sobre a administração federal. O número de entrevistados que avaliam o governo como ruim ou péssimo subiu dois pontos percentuais, chegando a 46,5%. Já aqueles que o consideram bom ou ótimo recuaram três pontos, para cerca de 38%.
Esse movimento reflete a insatisfação de parte da população diante do aumento dos preços de itens essenciais e da incerteza econômica no maior país da América Latina. A tendência de queda na aprovação do governo indica desafios crescentes para Lula, que busca consolidar sua base política em um cenário de maior desconfiança popular.