Teresina, 13 de fevereiro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.

Pesquisa mostra que desaprovação de Lula cresce pelo quinto mês consecutivo e alcança 51%

Alta nos preços dos alimentos e pessimismo econômico pressionam governo
Lula vê sua desaprovação crescer pelo quinto mês seguido. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Brasília – A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu pelo quinto mês seguido em janeiro, refletindo o impacto da inflação dos alimentos e o aumento do pessimismo econômico no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira(11).

Segundo pesquisa da AtlasIntel para a Bloomberg News (LatAm Pulse), 51% dos brasileiros desaprovam a gestão de Lula—um aumento de mais de um ponto percentual em relação a dezembro e de oito pontos desde abril. Ao mesmo tempo, a aprovação do presidente caiu para 46%, uma queda de dois pontos em comparação ao mês anterior e de cinco pontos em relação ao início de 2023.

Cresce percepção negativa sobre o governo Lula

O levantamento, publicado nesta terça-feira (13), também mostrou um aumento na percepção negativa sobre a administração federal. O número de entrevistados que avaliam o governo como ruim ou péssimo subiu dois pontos percentuais, chegando a 46,5%. Já aqueles que o consideram bom ou ótimo recuaram três pontos, para cerca de 38%.

Esse movimento reflete a insatisfação de parte da população diante do aumento dos preços de itens essenciais e da incerteza econômica no maior país da América Latina. A tendência de queda na aprovação do governo indica desafios crescentes para Lula, que busca consolidar sua base política em um cenário de maior desconfiança popular.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes

Notícias

Institucional

Para você