O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, apresentou nesta segunda-feira (16/12) um amplo pacote de medidas voltadas para a modernização do trânsito e a mobilidade urbana da capital piauiense. O anúncio, realizado em entrevista coletiva, trouxe uma série de propostas para reduzir acidentes, melhorar o fluxo de veículos e elevar a qualidade do transporte público.
Principais iniciativas para infraestrutura e transporte público
Entre as principais iniciativas, Mendes destacou a criação de faixas exclusivas para ônibus que, a partir de 2025, poderão ser compartilhadas por motocicletas e táxis, independentemente de estarem ocupados ou não. Contudo, veículos de aplicativos precisarão passar por regulamentação junto à Câmara Municipal.
“Vamos permitir que motos e táxis utilizem as faixas exclusivas, mas isso será feito com cuidado para evitar conflitos no trânsito e melhorar o fluxo de veículos”, explicou Silvio Mendes.
Além disso, 590 paradas de ônibus passarão por reformas. O projeto visa garantir proteção aos usuários contra chuva e sol, com obras licitadas para iniciar já no primeiro trimestre de 2025. Mendes destacou a urgência dessa medida, considerada um problema crônico na cidade.
“É uma questão de dignidade. Teresina precisa de paradas que ofereçam conforto aos usuários do transporte público”, afirmou Mendes.
Flexibilização de semáforos e ‘Onda Verde’
Outra novidade é a flexibilização do uso de semáforos durante a madrugada. Motoristas que cruzarem o sinal vermelho entre 23h e 5h, desde que com cautela e respeitando a velocidade permitida, não serão multados.
“Nosso objetivo é evitar que motoristas se tornem alvos de assaltos durante a noite. A medida será implementada com responsabilidade”, pontuou Mendes.
A cidade também ganhará um sistema de Onda Verde, com sincronização dos semáforos para reduzir congestionamentos em vias estratégicas. Esse processo será monitorado por 489 câmeras instaladas em tempo real, que ajustarão automaticamente os tempos dos sinais conforme o volume de veículos.
“As câmeras vão permitir uma gestão inteligente do trânsito, garantindo mais fluidez e menos tempo perdido em congestionamentos”, explicou Carlos Daniel, futuro superintendente de trânsito.
Integração entre monitoramento do trânsito e segurança pública
O uso das câmeras vai além da mobilidade. As imagens captadas também serão integradas ao sistema de segurança pública, apoiando operações preventivas e repressivas das forças policiais. A expectativa é aumentar a sensação de segurança para a população.
“Vamos unir mobilidade e segurança, garantindo uma cidade mais monitorada e protegida”, declarou Mendes.
Atendimento a acidentes e impacto esperado
Para casos de acidentes, a prefeitura implementará um serviço direto de atendimento. Em situações sem vítimas, os motoristas deverão acionar o número 118, enquanto em acidentes com feridos, a orientação será contatar o SAMU (192).
As medidas anunciadas prometem transformar o trânsito da capital, impactando diretamente os índices de acidentes. Atualmente, motociclistas representam 80% das ocorrências de trânsito em Teresina, um dado que preocupa as autoridades.
“Nosso compromisso é com a vida. Queremos reduzir acidentes e salvar vidas com medidas que sejam viáveis e efetivas”, concluiu Silvio Mendes.
xpectativas para modernização do trânsito de Teresina
A implementação das propostas terá início em 2 de janeiro de 2025. Com ajustes pontuais e modernização da infraestrutura existente, a prefeitura aposta em um trânsito mais seguro e eficiente para os mais de 800 mil habitantes da capital piauiense.