Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) revelou que 75% dos entrevistados apoiam a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais. Outros 20% desaprovam a medida e 5% não souberam responder. A proposta integra o novo pacote fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Entendimento das medidas e aprovação do pacote
Cerca de 83% dos entrevistados afirmaram entender completamente as medidas do pacote fiscal, enquanto 16% disseram o contrário e 1% não soube ou não respondeu. Apesar do apoio à isenção do IR, apenas 23% dos participantes acreditam que as medidas do pacote são suficientes para melhorar as contas públicas, enquanto 68% discordam. Outros 9% não opinaram.
Em contrapartida, uma pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto, mas focada em cerca de 100 agentes do mercado financeiro — entre gestores, economistas e analistas —, mostrou que 85% acreditam que a isenção do IR prejudicaria o país e 58% classificaram o pacote como “nada satisfatório”.
Percepção da economia e impacto nos preços
O levantamento apontou que 40% dos entrevistados percebem piora na economia, enquanto 27% veem melhora. Outros 30% avaliam que a situação se mantém como no fim de 2023, e 3% não souberam responder.
Sobre os preços, 78% dos entrevistados notaram um aumento em novembro, índice que subiu 13 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Apenas 8% acreditam que os preços caíram, contra 22% em outubro. Já 13% afirmaram que os preços permaneceram os mesmos, e 1% não soube opinar.
Poder de compra
A percepção do poder de compra também foi analisada. Para 68% dos entrevistados, o poder de compra caiu na comparação com o ano anterior. Apenas 19% notaram aumento e 12% disseram que o poder de compra se manteve igual.
Metodologia da pesquisa Quaest
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 8.598 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 4 e 9 de dezembro. O levantamento apresenta um índice de confiança de 95% e uma margem de erro de 1 ponto percentual.