O professor Ricardo Alaggio Ribeiro, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), faleceu nesta segunda-feira (21), aos 68 anos, após uma batalha contra o câncer. Alaggio estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina.
Filho do ex-prefeito de Teresina, Joel Ribeiro, e da ex-primeira-dama Ilna Ribeiro, Ricardo Alaggio era formado em Engenharia Civil e Ciências Econômicas pela UFPI. Também possuía mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua trajetória acadêmica foi marcada por relevantes contribuições, incluindo a publicação do livro “Kennedy e o Brasil: Os primeiros anos da Aliança para o Progresso”, que lhe rendeu o prêmio Franklin Delano Roosevelt em 2007.
O velório de Alaggio será realizado no Cemitério Jardim da Ressurreição, começando às 21h desta segunda-feira e se estendendo até às 9h de terça-feira (22), quando ocorrerá o sepultamento.
Alaggio deixa um legado de conhecimento e dedicação à educação, sendo lembrado por sua atuação na UFPI e pelo impacto que causou no campo acadêmico e na vida de seus alunos e colegas.