A NASA deu início a uma missão ambiciosa para estudar Europa, uma das luas de Júpiter, com o objetivo de investigar as condições que poderiam favorecer a existência de vida fora da Terra. O equipamento da agência espacial norte-americana percorrerá mais de 600 milhões de quilômetros até chegar à lua gelada, com previsão de início das análises em 2030.
Oceano subterrâneo e potencial habitabilidade
Europa, que possui uma crosta coberta de gelo, tem atraído a atenção de cientistas por abrigar, possivelmente, um oceano subterrâneo. A missão da NASA busca entender melhor a composição dessa lua e as características de seu oceano, que pode conter os elementos necessários para a vida.
Embora o foco da missão não seja diretamente a confirmação de vida extraterrestre, a análise detalhada das condições ambientais de Europa ajudará a responder se ela é capaz de sustentar formas de vida, pelo menos em nível microbiano.
Exploração do sistema solar e novas descobertas
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, possui mais de 90 luas, mas Europa se destaca como uma das mais promissoras no estudo de ambientes habitáveis. A missão faz parte de um esforço contínuo da NASA para explorar o sistema solar em busca de respostas sobre a existência de vida além da Terra e entender os diferentes ambientes espaciais.
Com essa nova empreitada, a agência espacial norte-americana espera trazer descobertas revolucionárias sobre o potencial de vida em outros corpos celestes e aprofundar o conhecimento humano sobre os mistérios do universo.
Missão conjunta da SpaceX e NASA
A missão conjunta da SpaceX e da NASA foi lançada recentemente de Cabo Canaveral, na Flórida. Utilizando o foguete Falcon.
Cientistas têm grande expectativa sobre o potencial de habitabilidade dessa lua, considerada uma das mais promissoras no sistema solar para a existência de vida além da Terra. Contudo, os resultados dessa missão ainda levarão tempo, pois a sonda deverá percorrer uma longa jornada antes de alcançar Júpiter e iniciar suas análises.