Teresina, 27 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Ouro: o fim da presunção de legalidade e a nova era de vigilância

Banco Central afasta presunção de legalidade na origem do Ouro e segue entendimento do STF que decidiu pela inconstitucionalidade do art. 39, § 4º, da Lei nº 12.844, de 19 de julho de 2013.
Banco Central segue STF e afasta presunção de legalidade da origem do ouro.
Banco Central decreta fim da presunção de legalidade da origem do ouro. Foto: PixBay

Em uma decisão que pode redefinir o comércio de ouro no Brasil, o Banco Central decidiu afastar a chamada presunção de legalidade da origem e de boa-fé dos compradores do metal. A instrução normativa, publicada na última terça-feira (01) no Diário Oficial da União, endurece as regras para a compra de ouro e segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal, que em maio passado, considerou inconstitucional a presunção de legalidade e boa-fé na compra do metal.

A nova instrução normativa é clara: as instituições financeiras autorizadas a comprar ouro “devem observar que não há presunção de legalidade do ouro adquirido, nem presunção de boa-fé da pessoa jurídica adquirente”. Em outras palavras, a responsabilidade de verificar a origem do ouro e a intenção do vendedor recai agora sobre as instituições financeiras.

Além disso, a norma lista uma série de instruções que os compradores precisam respeitar integralmente, como as resoluções do Conselho Monetário Nacional e do próprio Banco Central, visando prevenir, entre outras coisas, a lavagem de dinheiro.

Essa decisão marca uma nova era na vigilância do comércio de ouro no país. O ouro, historicamente, tem sido um refúgio para investidores em tempos de incerteza econômica, mas também tem sido um veículo para atividades ilícitas, como a lavagem de dinheiro. A nova instrução normativa do Banco Central visa combater essas práticas, aumentando a responsabilidade das instituições financeiras na verificação da origem e da legalidade do ouro que compram.

No entanto, essa decisão também traz desafios. As instituições financeiras agora terão que investir mais recursos na verificação da origem do ouro e na avaliação da boa-fé dos vendedores. Isso pode levar a um aumento nos custos de transação e, potencialmente, a uma diminuição no volume de comércio de ouro.

Ainda assim, a decisão do Banco Central é um passo importante na direção certa. Ao afastar a presunção de legalidade e boa-fé na compra de ouro, o Banco Central está enviando uma mensagem clara: a responsabilidade pela legalidade do comércio de ouro recai sobre todos os participantes do mercado, e não apenas sobre os vendedores. É uma medida que, embora possa trazer desafios no curto prazo, tem o potencial de tornar o comércio de ouro no Brasil mais transparente e menos suscetível a atividades ilícitas no longo prazo.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você