Teresina, 12 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Na Alemanha, governo promove II Summit Piauí – Europa de Hidrogênio Verde para atrair investimentos em energias renováveis

Governador Rafael Fonteles durante evento de apresentação do projeto de Hidrogênio Verde na Alemanha
Rafael Fonteles e a prefeita de Berlim, Franziska Giffey. Foto: Ascom

O governador Rafael Fonteles participou nesta segunda-feira (12) do II Summit Piauí – Europa de Hidrogênio Verde, realizado em Berlim, Alemanha. O evento, promovido pelo Governo do Estado, teve como objetivo apresentar as potencialidades do Piauí na área de energias renováveis para autoridades, investidores e instituições europeias, com o intuito de atrair investimentos para a produção de hidrogênio verde.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, incluindo a prefeita de Berlim, Franziska Giffey, a vice-diretora-geral de Cooperação Bilateral em Ação Climática e Transição Energética da Agência Internacional de Energia (BMWK), Ursula Borak, e o ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Luiz Eduardo Gonçalves. O encontro reuniu mais de 100 lideranças e investidores interessados na temática.

Durante o evento, o governador destacou a meta do Piauí em se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo. Para isso, ele apresentou as vantagens competitivas do estado que facilitam a produção desse combustível do futuro. O Piauí produz quatro vezes mais energia do que consome e possui um potencial dez vezes maior do que o atualmente produzido. Além disso, o estado abriga o maior parque solar da América Latina, localizado em São Gonçalo do Gurguéia, e o maior parque eólico, situado em Lagoa do Barro e Queimada Nova.

Rafael Fonteles também ressaltou a importância da Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE), que facilita as exportações e a atração de investidores. Ele mencionou ainda a localização geográfica privilegiada do estado, banhado pelo Rio Parnaíba, o maior rio genuinamente nordestino. O governador enfatizou que o H2V Piauí, conhecido como Vale de Hidrogênio Verde do Piauí, está em fase de estudos e planejamento, com o objetivo de atrair investimentos, promover a sustentabilidade e gerar empregos e renda para a região.

O ministro-conselheiro Luiz Eduardo Gonçalves ressaltou a importância do evento, destacando que o Piauí apresentou diversas oportunidades de investimento na área de transição energética para o público alemão presente. Ele expressou sua confiança de que o estado se tornará um dos principais centros de produção de hidrogênio verde no Brasil e no mundo.

Durante o II Summit Piauí – Europa, os empresários Pedro Vaquer, da Solatio Energia, e Luciano Guido, da Solar Outdoor Media, apresentaram seus projetos de implantação de plantas industriais para a produção de hidrogênio verde no estado. Essas iniciativas já firmaram compromissos com o governo estadual.

Além das apresentações de lideranças e investidores, o evento contou com a participação do professor Jesse Van Griensven Thé, da Universidade de Waterloo (Canadá), que analisou tecnicamente os diferenciais competitivos do Piauí, e do professor Patrick Cnubben, especialista em transição energética, que está contribuindo para a construção do Vale do Hidrogênio no Piauí. A comitiva do governador contou com a presença do secretário de Governo, Marcelo Noletto, do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, e da primeira-dama, Isabel Fonteles.

Antes do II Summit Piauí – Europa, o governador e sua comitiva se reuniram com representantes da maior empresa alemã de transporte de cargas, a Oldendorff Carriers GmbH & Co. KG. A empresa manifestou interesse em operar no Piauí com o transporte de minério de ferro e soja através do Porto de Luís Correia. Para concretizar essa parceria, um Memorando de Entendimento (MoU) deverá ser assinado em um próximo encontro no Brasil, visando impulsionar o desenvolvimento do estado.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você