Teresina, 28 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Aposentadoria de cinco desembargadores provoca maior renovação no Tribunal de Justiça do Piauí em anos

Tribunal de Justiça do Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI)

Até o final deste ano, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) testemunhará uma reviravolta em seu quadro de desembargadores, devido à aposentadoria de cinco membros. Este evento marcará a maior vacância de cargos na corte nos últimos anos. Os desembargadores que deixarão seus postos são Raimundo Nonato da Costa Alencar, Eulália Maria Pinheiro, Edvaldo Moura, Raimundo Eufrásio Alves Filho e José Ribamar Oliveira.

Entre os magistrados que deixarão seus cargos, chama a atenção a desembargadora Eulália Maria Pinheiro. Como primeira mulher a compor a corte do estado, seu afastamento, previsto para agosto, marca o fim de uma era no Tribunal de Justiça do Piauí.

O preenchimento das vagas será realizado seguindo os critérios de antiguidade e merecimento. Na antiguidade, o nome mais forte é o do juiz Francisco Gomes da Castro Neto, atualmente convocado para atuar no segundo grau com a aposentadoria do desembargador Otton Lustosa.

Já para as vagas por merecimento, a disputa está aberta a todos os juízes que preencham os requisitos necessários. 

Entre os candidatos mais cotados estão os juízes José Vidal de Freitas Filho, Antonio Sores dos Santos, João Gabriel Furtado Baptista, a juíza Lucicleide Pereira Belo e Dioclécio Sousa da Silva.

O TJ-PI, a instância mais alta do judiciário estadual, é atualmente composto por 20 desembargadores.

Existe ainda um projeto para a criação de duas vagas adicionais de desembargador, uma para a magistratura e outra para a OAB. O projeto foi retirado da pauta da Assembleia Legislativa devido à falta de orçamento.

A grande quantidade de vagas que se abrirá no Tribunal de Justiça do Piauí marcará uma intensa renovação nos quadros da corte.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você