Teresina, 16 de julho de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Zelensky denuncia ‘Ecocídio Russo’ na usina hidrelétrica de Kakhovka e convoca ação internacional

Volodymyr Zelensky chama desastre ambiental provocado pelo rompiimento na usina hidrelétrica de Kakhovka de "ecocídio russo".
Zelensky denuncia 'Ecocídio Russo' na usina hidrelétrica de Kakhovka e convoca ação internacional
Presidente ucraniano fala em."ecocídio russo".

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, responsabilizou a Rússia por um desastre ambiental na usina hidrelétrica de Kakhovka, durante um discurso a líderes globais e ecoativistas, incluindo a ativista climática Greta Thunberg e a diplomata francesa Laurence Tubiana.

Em um recente tweet, Zelensky descreveu o incidente como “ecocídio” – um termo utilizado para denotar a destruição em larga escala do meio ambiente, particularmente quando é causada deliberadamente. Ele afirmou que o desastre não é o resultado de um evento natural ou da crise climática, mas sim um “desastre é Putin.”

“O número de ecossistemas que foram destruídos ou levados à beira da extinção por este último ato terrorista russo já é medido em milhares”, tuitou Zelensky, que agradeceu a Thunberg e outros por sua preocupação e desejo sincero de ajudar.

Ele também destacou que um grupo de trabalho internacional foi estabelecido para “lidar com crimes ambientais da Rússia”. O grupo de trabalho tem a finalidade de consolidar os esforços internacionais para responsabilizar a Rússia pelo ecocídio na Ucrânia.

O líder ucraniano alertou sobre a ocupação e a mineração da barragem e de outras estruturas da usina no último ano e agora acusa as tropas russas de bombardear as áreas onde a evacuação está em andamento.

Zelensky concluiu o seu apelo convidando a todos para espalhar a verdade sobre o ecocídio russo, exortando líderes, estados e organizações internacionais a agirem. Ele afirmou que um dos pontos centrais de sua proposta para a Fórmula da Paz é a luta contra o ecocídio, pedindo a cooperação internacional para garantir que mais ecocídios não ocorram.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM

Eleição não é matemática

Eleição é uma manifestação da alma humana, e essa alma, rica em sentimentos e emoções, nunca pode ser completamente capturada por números.

ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você