Teresina, 23 de maio de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Princípios Editoriais

O jornalismo é, em sua essência, um compromisso com a verdade, a liberdade de expressão e a informação de qualidade. Um pilar fundamental para a democracia, ele tem o poder de moldar percepções, influenciar decisões e, no fim das contas, impactar a história de nossas sociedades. Compreendendo a importância desse papel, o Jornal Diário do Povo se dedica a um jornalismo responsável, imparcial e voltado para o interesse público. Para garantir o cumprimento desses valores, estabelecemos um conjunto de princípios editoriais que orientam todas as nossas atividades jornalísticas. Estes princípios, que aqui apresentamos, refletem o nosso compromisso com a ética jornalística, a busca pela verdade, o respeito à diversidade de opiniões, e a promoção do diálogo construtivo. Nosso objetivo é não apenas relatar os fatos, mas fazer isso de uma maneira que enriqueça o discurso público, fomente o debate saudável e ajude nossos leitores a entenderem o mundo de forma mais completa e precisa.

Assim, o Diário do Povo declara seus príncipios editoriais

  1. Assegurar a veracidade de todas as notícias antes de sua publicação.
  2. Compromisso com um jornalismo criterioso e atualizado, que cobre acontecimentos relevantes localmente, nacionalmente e globalmente, focando na obtenção de informações exclusivas.
  3. Dar prioridade a temas de interesse público que impactam a vida coletiva ou grandes segmentos da população.
  4. Encorajar os valores do conhecimento, resolução pacífica de conflitos, livre-iniciativa, igualdade de oportunidades, democracia representativa, direitos humanos e progresso social.
  5. Abordar tópicos com uma disposição crítica e sem tabus, com o objetivo de iluminar problemas, destacar falhas e contradições, questionar autoridades públicas e poderes privados, sempre em busca de conteúdos proveitosos ou inspiradores.
  6. Promover a pluralidade, ao difundir uma ampla gama de opiniões e focar em múltiplas perspectivas da notícia, especialmente quando houver conflito entre as partes envolvidas. Diversos pontos de vista envolvidos em questões controversas ou não resolvidas devem ser visivelmente registrados.
  7. Compromisso em considerar os argumentos da parte acusada e, ao publicar uma acusação, garantir espaço para o contraditório.
  8. Manter uma postura apartidária, independente de governos, oposições, doutrinas, conglomerados econômicos e grupos de pressão.
  9. Preservar a saúde financeira da empresa como garantia da independência editorial e assegurar que a produção jornalística tenha autonomia em relação a interesses de anunciantes. É importante discernir claramente entre conteúdo jornalístico e publicitário.
  10. Estabelecer uma distinção clara entre o conteúdo noticioso, mesmo que permeado de análise, e o conteúdo opinativo.
  11. Repudiar a censura e quaisquer outras agressões à liberdade de expressão, reconhecendo que, em caso de abuso comprovado dessa liberdade, os autores devem ser responsabilizados conforme a lei.
  12. Identificar e corrigir proeminentemente quaisquer erros de informação cometidos; publicar manifestações críticas ao próprio jornal; manter mecanismos transparentes de autocontrole e correção.
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você