Teresina, 19 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Começam as inscrições do Encceja 2023

Neste ano, as inscrições do Encceja 2023 estão abertas até o dia 2 de junho, oferecendo uma oportunidade para aqueles que buscam a certificação. O exame é composto por provas objetivas e uma redação, abordando diferentes áreas do conhecimento. A aprovação no Encceja possibilita a obtenção do diploma
Nesta segunda(22) começam as inscrições do Encceja 2023
Encceja 2023: oportunidade na área de educação para jovens e adultos.

A partir desta segunda-feira (22) terão inicício as inscrições do Encceja 2023. Jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo adequado têm a oportunidade de se inscrever no Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

O exame, aplicado anualmente, testa conhecimentos nas diversas áreas estudadas no Ensino Básico. O prazo de inscrição se estende até o dia 2 de junho.

O processo de inscrição

Os interessados podem realizar as inscrições por meio da página oficial do Encceja. Durante o processo, os candidatos devem fornecer informações como número de RG, CPF, telefone e e-mail, portanto é importante ter todos os documentos em mãos. Além disso, é necessário indicar a cidade em que desejam realizar a prova.

Nesta edição, uma novidade é que os candidatos que apresentaram laudos médicos em 2022 para solicitar atendimento especializado e desejam fazer o Encceja novamente não precisam apresentar os documentos novamente. Além disso, pessoas travestis, transexuais e transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal também não precisarão enviar documentação comprobatória.

Entendendo o Encceja 2023

O Encceja é um exame voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para participar, é necessário atender aos critérios de idade, sendo no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

Ao contrário do Enem, não é cobrada uma taxa de inscrição, exceto para os candidatos que se inscreveram na edição anterior e não compareceram nos dias de aplicação. Nesse caso, eles devem justificar a ausência entre os dias 3 e 14 de abril, correndo o risco de ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep.

A estrutura das provas

O exame é composto por quatro provas objetivas para cada nível de ensino, cada uma com trinta questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo, seguindo os mesmos moldes do Enem.

Para os candidatos que desejam concluir o Ensino Fundamental, as provas abordam as seguintes áreas:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Já para os candidatos que almejam a conclusão do Ensino Médio, as provas contemplam as seguintes áreas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Diferentemente de provas como Fuvest e Unicamp, o Encceja não funciona como um vestibular e, portanto, não possui um número limitado de vagas. Para obter o diploma, basta o candidato alcançar uma nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 pontos na redação. Vale ressaltar que a redação segue as mesmas regras do Enem e precisa obedecer a uma série de critérios. Desviar-se do tema, por exemplo, pode resultar na nota zero. Para saber mais sobre o que pode zerar a redação, consulte as informações disponíveis no site oficial.

Cronograma e inscrições do Encceja 2023

  • Justificativa de ausência: 3 a 14 de abril
  • Resultado da justificativa: 24 de abril
  • Inscrições e solicitação de atendimento especializado: 22 de maio até 2 de junho
  • Provas: 27 de agosto
  • Divulgação do gabarito: 27 de agosto
  • Resultados: 22 de dezembro

O Encceja oferece uma oportunidade valiosa para que jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio possam obter suas certificações, abrindo portas para novas oportunidades educacionais e profissionais. Não perca o prazo de inscrição e esteja preparado para realizar o exame, que pode ser um passo importante em sua jornada acadêmica.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você