O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, na sexta-feira (19), a remoção dos radares de velocidade da Avenida João XXIII, na Zona Leste de Teresina. A ação também se estenderá a todas as rodovias federais que atravessam o Piauí.
A remoção dos equipamentos ocorre para permitir a substituição por radares mais modernos. Segundo o superintendente do DNIT no Piauí, José de Ribamar, a previsão é de que os novos equipamentos sejam instalados no prazo de 60 dias.
Em nota, o DNIT esclareceu que a troca da marca e modelo dos equipamentos é necessária para adequação do contrato firmado com a empresa especializada e também para atender ao novo regulamento adotado pela autarquia.
O órgão reforçou que o restabelecimento do funcionamento do sistema ocorrerá o mais breve possível em todos os locais de fiscalização. A medida visa promover a segurança no trânsito, proporcionada pela redução imperativa da velocidade dos veículos.
A ação do DNIT reforça a importância do monitoramento de velocidade nas vias, tanto para a segurança dos motoristas quanto para a de pedestres e ciclistas. A instalação de radares mais modernos deve contribuir para a eficácia desse controle e para a redução de acidentes.