O Piauí vai sediar, entre os dias 25 e 27 de maio, a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), o evento é uma preparação para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho.

A conferência tem como objetivo a garantia de direitos, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida e da democracia. O evento será espaço para discussão de propostas elaboradas pelos usuários, trabalhadores e gestores de saúde dos municípios piauienses.

Antes da 9ª Conferência Estadual de Saúde foram realizadas cinco etapas macrorregionais: Cerrados I, em Floriano; Cerrados II, em Bom Jesus; Semiárido, em Picos; Litoral, em Parnaíba; e Meio-Norte, em Teresina. “Todas com ampla participação popular, sendo eleitos para a etapa estadual, que será realizada entre os dias 25 e 27 de maio de 2023, em Teresina, com a participação de 341 delegados”, informa o presidente do CES, Antonio Pitombeira.

As conferências realizadas no Piauí têm o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) e dos Conselhos Municipais de Saúde.

“Essa é uma oportunidade para que a sociedade participe ativamente da construção de políticas públicas que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas contribuindo com propostas e ideias para a melhoria da saúde pública no estado do Piauí, tendo como objetivo final a inclusão dessas demandas no Plano Estadual de Saúde e no Plano Plurianual para o próximo quadriênio”, destaca o presidente do Conselho Estadual de Saúde.