Teresina, 28 de maio de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Falta de Insulina na Rede Pública de Saúde Afeta Pacientes Diabéticos

Falta de insulina na rede pública de saúde pode comprometer o tratamento de pacientes diabéticos
Falta insulina: Ministério da Saúde realizou compra emergencial

A rede pública de saúde tem sofrido com uma grave escassez de insulina, um fator crucial no tratamento de pacientes diabéticos. A falta deste medicamento tem impactado severamente a vida desses pacientes, muitos dos quais necessitam de quatro a cinco aplicações de insulina por dia.

Com a escassez do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes estão recorrendo a doações entre pacientes para garantir seu tratamento.

Segundo a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul existem atrasos nos repasses de insulina de ação rápida pelo Ministério da Saúde. Para contornar a situação, o estado realizou uma compra direta e prevê iniciar a distribuição de 26 mil doses nos próximos dias. Há relatos de falta de insulina também em outros estados.

Segundo o Ministério da Saúde, a falta de insulina se deve à ausência de propostas das empresas internacionais para a venda do medicamento ao governo brasileiro. Diante desse impasse, o Ministério realizou um pregão emergencial neste mês, aberto a outras empresas, no qual adquiriu um milhão e 300 mil unidades de insulina. A entrega deste lote está prevista para 9 de julho.

Uma medida adicional adotada para aliviar a escassez é a transferência de medicamentos de estados onde há disponibilidade para aqueles com baixo estoque.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você