Em clima de homenagem pela data comemorativa do Dia das Mães, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou um momento especial na manhã dessa segunda-feira (15) para homenagear as mães que integram o órgão público. Canções, poesias, discursos, lembranças, confraternização entre os funcionários e demonstrações de carinho marcaram o momento no pátio da Seduc.
“Quero parabenizar a todas essas mães queridas aqui da Seduc por esse dia especial, um dia realmente representativo, porque homenageia aquelas que tem o maior e mais nobre dom que nós conhecemos, o da maternidade. Vocês são responsáveis por todas as etapas da educação dos seus filhos, principalmente dentro de casa. O papel nobre de vocês é de melhorar a educação dos filhos de outras mães. Vocês são as verdadeiras professoras e educadoras da escola da vida. Viva as mães da Seduc”, declarou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
De acordo com Amanda Teixeira, chefe de gabinete da Seduc e uma das mães homenageadas, o momento oportunizou a confraternização entre todas as mães servidoras da Seduc. “Me sinto muito privilegiada de poder participar desse momento que prestigia todas as mães da Seduc, que também são professoras e por isso se tornam um pouco mães dos filhos dos outros no seu dia a dia promovendo a educação. É muito importante o reconhecimento da mãe como engrenagem principal de uma família. Que todas se sintam abraçadas e acolhidas pois esse é o sentimento que preenche meu coração e acredito que todas as mães também”, disse Amanda.
“É sempre importante nós reconhecermos o papel da mãe. E hoje é um dia muito especial para refletirmos sobre a importância do nosso papel. Então todos os trabalhadores da Educação estão aqui presentes para prestigiar e manifestar carinho e acalento”, declara Adriana Moura, diretora da Unidade de Ensino Técnico e Profissional (Uetep) da Seduc.
A coordenadora pedagógica da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA) da Seduc, Antônia Dias do Nascimento, destaca que o momento trouxe o reconhecimento da jornada das mães, que assumem também um papel de importância na educação. “Este é um momento especial, gratificante e de reconhecimento, porque nós mães temos uma jornada em casa com a família, com os filhos. E essa jornada de mãe se estende também à Educação. Nós abraçamos, nós cuidamos, porque mãe é isso. É cuidar, é zelar, e isso nós fazemos pela educação. Então esse momento de descontração, é um momento de abraçar e sentir esse carinho de uma mãe com a outra”, afirma Antônia.
As escolas da rede estadual de ensino também aproveitaram a data para prestigiar todas as mães, durante os últimos dias, com café da manhã, lembranças e uma programação especial de homenagem com a presença de seus filhos.
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Pedro Sá, localizado em Oeiras, a homenagem prestigiou todas as mães que integram a equipe da escola. “Prestamos uma singela homenagem a todas as colaboradoras (professoras, profissionais de apoio, zeladoras, manipuladoras de alimentos e secretárias) mamães da nossa escola. Mulheres guerreiras, seres humanos de fibra e que independentemente do cargo que ocupam carregam consigo uma doçura incomparável a qualquer mulher. Mãe é uma palavra que não se define pela grandeza que carrega consigo. Somos muito gratos por elas fazerem parte da nossa equipe. Parabéns, mamães colaboradoras do CETI Desembargador Pedro Sá”, comemorou o diretor do centro educacional, Edgar Sousa.
O CETI José Atanásio de Santana, em Simplício Mendes, realizou uma extensa programação para as mães de alunos e as funcionárias da escola. “Tivemos uma manhã especial de encontro com as mamães com muitas homenagens, brincadeiras, espaço de beleza com sobrancelha e penteados, sorteio de brindes, distribuição de lembrancinhas e para fechar servimos um delicioso almoço, tudo preparado com muito amor e dedicação”, completou a diretora da instituição de ensino, Maria de Lourdes Moraes.