A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu nesta segunda-feira (15), a palestra Imposto de Renda: Como beneficiar projetos para crianças e adolescentes, proferida pela presidente do Instituto da Mulher Contabilista do Estado do Piauí, Janaína Melo, no auditório Santa Dulce dos Pobres. O evento faz parte da Campanha Leão Amigo, criada em 2018, com o objetivo de incentivar o contribuinte do Imposto de Renda a destinar 3% do valor para o fundo que ajuda crianças e adolescentes do Piauí.

A campanha permite que a pessoa física consiga destinar até 3% do Imposto de Renda na hora da declaração para esse fundo. ‘’A campanha existe da seguinte forma, no momento da declaração do Imposto de Renda, você como  contribuinte, pode declarar até um percentual x que no caso é 3% para o fundo da criança e do adolescente”, comentou Janaína.

A presidente explica que: “ninguém perde, pelo contrário todos ganham, o que vai acontecer é um pagamento antecipado, se você paga ou se você restitui, você vai pagar naquele momento, mas no momento da restituição, o cidadão será restituído. Na hora da declaração o contribuinte ainda tem a opção de escolher entre o fundo municipal ou estadual, e para poder destinar, o contribuinte tem que fazer a declaração do imposto de renda completa”.

As contribuições servem para projetos sociais e instituições voltados para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, ajudando na educação, segurança e bem-estar. A entrega da declaração começou no dia 15 de março e será encerrada dia 31 de maio.

A campanha Leão AMIGO foi criada pelo Governo do Estado, através da Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) em parceria com o Conselho Estadual de Defesa Dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina. O contribuinte não pagará pelo reembolso.