Novo cartão do Bolsa Família, novas condicionalidades para o recebimento de benefícios, Seguro Defeso, intersetorialidade, cruzamento de dados interestaduais e até desinformação causada por notícias falsas foram alguns dos temas trabalhados no primeiro dia do Seminário Estadual da Assistência Social: o Cadastro Único e as Politicas Sociais, realizado nessa quinta-feira (11) e sexta-feira (12), no Differencial Buffet, em Teresina.
O seminário é uma realização da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da superintendência de Assistência Social e conta com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além de gestores e técnicos da Assistência Social dos municípios do Piauí.
A superintendente da Sasc, Janaína Mapurunga avalia, que o evento está sendo muito positivo: “Nós estamos muito contentes com a receptividade do evento que estamos fazendo aqui em Teresina, que trata do Cadastro Único e programas sociais. Ontem (quinta, dia 12), foi um dia muito produtivo, nós tivemos aqui quinhentas pessoas dos mais diversos municípios, do Cadastro Único do Bolsa Família e também tratar do co-financiamento”, disse Janaina Mapurunga.
A superintendente explicou também que o cofinanciamento regular e sistemático é uma das metas do governador Rafael Fonteles para os quatro anos. O cofinanciamento é o repasse que o Estado faz aos municípios do Piauí para a manutenção de serviços e de projetos na área da assistência social.
Maurício Moreira, do município de Dom Inocêncio Piauí, destaca a importância do diálogo entre técnicos dos municípios e Ministério: “O seminário está sendo um evento ímpar, porque nos possibilita esclarecer as dúvidas do novo Bolsa Família, sobre as averiguações unipessoais, serviços que são ofertados, nos trazendo esse diálogo e essas experiências da política de assistência social no nosso estado”, diz ele.
Vera Lúcia Maria de Oliveira, secretária da Assistência Social de Domingos Mourão, fala da importância do evento: “A gente está aprendendo mais sobre as modalidades do Bolsa Família. E vai ajudar muito, em relação, por exemplo, a coleta de dados, tudo isso vai ser muito útil para a gente ficar informado das novidades”, aponta ela.
Neste último dia de evento teve uma mesa-redonda que abordou programas e ações voltados para a criança e o adolescente, Primeira Infância, Piauí Acolhe e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Esse é o momento da gente estar dialogando com os municípios, para que eles se organizem e que continuem atendendo a população desses programas”, completou Janaina Mapurunga.