A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh) vai apoiar as novas obras da empresa Águas Teresina para o avanço do esgotamento sanitário na capital piauiense, nos anos de 2023 e 2024. O anúncio dos novos investimentos foi realizado, nessa quarta-feira (10), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Pirajá), com a presença de diretores da empresa e autoridades. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, também esteve presente, além de diretores da pasta.
A cidade receberá o maior pacote de obras de esgotamento desde o início da subconcessão, beneficiando diretamente mais 480 mil teresinenses. Além de garantir mais saneamento básico à população de Teresina, as obras irão gerar 525 postos de trabalho, movimentando a economia local.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos destaca que a ação promove o avanço do tratamento correto do esgoto, em respeito ao meio ambiente, com mais sustentabilidade, em benefício da natureza e da população.
Por meio dos investimentos, a Águas Teresina contribuirá para o fim dos esgotos a céu aberto na cidade, e para a melhoria das condições sanitárias e de saúde pública na capital. Os rios Poti e Parnaíba também serão beneficiados, uma vez que as obras favorecem sua preservação.
“Em 2017, Teresina registrava cobertura de 19% quanto ao acesso ao esgotamento sanitário. Em 2024, chegaremos a 59%”, garante Jacy Prado, diretor-presidente da empresa.
Além do secretário da Semarh, participaram do lançamento, representando a pasta, o diretor de Regulação de Recursos Hídricos, Fanuel Andrade; o diretor de Planejamento e Segurança Hídrica, Igor Klaus; e os auditores fiscais ambientais Tânia Noleto e Jefferson Sousa.