A Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) convida toda a comunidade acadêmica para a palestra “Convite à carreira Diplomática”, que será ministrada pela Diplomata Dandara Miranda Teixeira de Lima, Terceira-Secretária no Instituto Rio Branco. A palestra será realizada no dia 01/06/2023, às 16h, no Auditório do Campus Clóvis Moura em Teresina.

Este evento faz parte de uma campanha do Ministério das Relações Exteriores para fomentar o conhecimento sobre a carreira em questão nas universidades do Brasil. O objetivo é oferecer aos estudantes informações valiosas sobre a carreira, suas possibilidades e oportunidades. O Instituto Rio Branco, uma autarquia vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, é responsável pela formação dos diplomatas brasileiros e é reconhecido mundialmente como uma das melhores academias diplomáticas do mundo. Ele é também a instituição mais antiga de formação governamental do país e a terceira mais antiga do mundo em formação desse tipo.

 

Durante a palestra, a Diplomata Dandara Miranda Teixeira de Lima vai oferecer aos estudantes conhecimento e incentivo, especialmente por ser nordestina, do interior do Maranhão. A fim de promover a igualdade de oportunidades, a palestra tem como objetivo desmistificar a ideia de que a carreira diplomática é acessível apenas aos estudantes provenientes de instituições particulares e famílias privilegiadas.

Ela enfatiza que o propósito da ação é promover a conscientização sobre a carreira diplomática em todas as regiões do Brasil e encorajar um maior número de pessoas a participarem do concurso, especialmente aqueles pertencentes aos grupos étnicos minoritários, mulheres, pessoas com deficiência, indígenas e outros perfis sub-representados. “O objetivo é conferir maior diversidade ao Ministério de Relações Exteriores, para que ele seja cada vez mais a cara do Brasil. Eu, como sou nordestina, vou ter o privilégio de realizar essa palestra na UESPI, uma das principais universidades do Piauí! Será um grande prazer, estou muito empolgada!”, afirma a diplomata.

O Coordenador de Relações Internacionais, Prof. Dr. Orlando Berti, destaca que já existe, a médio prazo, uma interlocução boa com Itamaraty. Um exemplo foi a recente bolsa que contemplou um aluno da UESPI, que vai para o Japão durante quase um ano, assim como outras envolvendo intercâmbios com as embaixadas e consulados. Sobre o evento, ele afirma que será uma grande oportunidade para os alunos entenderem melhor as interfaces relacionadas a diplomacia:

“Eles podem esperar aprender muito sobre as oportunidades que a diplomacia oferece hoje em dia. A diplomacia evita guerras, instiga a paz e oferece um leque de oportunidades de carreira para muitos alunos que se formam e não têm perspectivas de um concurso”, encerra o professor.

A participação na palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, e a Coordenação de Relações Internacionais solicita a confirmação de presença através do e-mail [email protected] com entrega de certificado de participação.