Teresina, 19 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Violência étnica em Manipur, Índia, deixa mais de 50 mortos e 23 mil deslocados

Mais de 50 pessoas morreram e centenas foram hospitalizadas após a violência étnica entre os grupos Kuki e Meitei no estado indiano de Manipur. A situação gerou a fuga de 23.000 civis e trouxe danos à região.
Violência em Manipur, Índia. Mais de 50 mortos e 23 mil pessoas deslocadas de suas residências
Família sendo deslocadas em Manipur por causa da onda de violência

Pelo menos 55 pessoas morreram e outras 260 foram hospitalizadas em confrontos entre grupos étnicos Kuki e Meitei, no estado indiano de Manipur. De acordo com funcionários de hospitais locais, a maioria das vítimas apresentava ferimentos de bala ou foram atingidas na cabeça com paus. Os confrontos também deixaram cerca de 23.000 pessoas deslocadas e alojadas em bases militares e guarnições. Os ferimentos e o número de mortos ainda podem aumentar, já que muitas pessoas ainda estão sendo contabilizadas e atendidas.

Os confrontos foram motivados pela possível inclusão do grupo étnico Meitei, majoritário no estado, no grupo “Scheduled Tribe” da Índia, que daria a eles acesso a benefícios mais amplos, incluindo saúde, educação e empregos públicos. As tribos classificadas estão entre os grupos socioeconomicamente mais desfavorecidos da Índia e historicamente não têm acesso à educação e oportunidades de trabalho. Por outro lado, outras tribos afirmam temer que a inclusão do Meitei possa prejudicar as suas chances de obterem empregos e benefícios similares.

As batalhas começaram depois que milhares de pessoas tribais participaram de uma manifestação organizada pela União de Estudantes Tribais de Manipur. O governador do estado, Anusuiya Uikey, emitiu ordens de “atirar à vista” em um esforço para controlar a situação, que rapidamente saiu de controle e causou milhares de deslocados e vítimas.

Governo de Manipur ainda não respondeu à violência

As autoridades indianas já enviaram tropas para as ruas e um blecaute de cinco dias na internet móvel está em vigor para tentar controlar os confrontos e evitar a propagação de boatos e notícias falsas que podem piorar ainda mais a situação. Até o momento, não houve resposta imediata do governo do estado de Manipur sobre as medidas que serão tomadas para controlar a violência étnica e lidar com o grande número de deslocados e feridos.

Com informações da CNN

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você