O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realiza o lançamento do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, nesta quinta-feira (4), no Palácio de Karnak. O programa tem como objetivo a dinamização e modernização do trabalho no campo, por meio de investimento em organização e tecnologia, com foco na elevação das oportunidades de trabalho e renda, como também na emancipação econômica das famílias de agricultores e agricultoras familiares do estado.
No Piauí, 80,3% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar, sendo o quarto no Nordeste e o oitavo estado do país em área ocupada para atividades agropecuárias com 38,6% (Censo Agro 2017). O que evidencia a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos e geração de riqueza no estado.
Para continuar avançando em direção a uma maior sustentabilidade econômica, a agricultura familiar tem de enfrentar desafios, como o acesso ao crédito, a assistência técnica, mais insumos e equipamentos agrícolas, água de qualidade e o acesso a mercados diversos. A fim de superar esses desafios, o Programa de Valorização da Agricultura Familiar está organizado em eixos de atuação para trabalhar junto aos programas coordenados pela SAF.
A valorização da agricultura familiar possibilita mais qualidade e maior regularidade na produção para atender às demandas do mercado, dessa forma o trabalho no campo renderá frutos de geração de renda para as famílias e riqueza para o Piauí.