A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, e representantes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, visitaram nesta terça-feira (02) as obras da Casa da Mulher Brasileira. Com 50% dos serviços concluídos, a obra deve ser entregue em agosto deste ano.
A gestão da Casa da Mulher Brasileira será compartilhada com a Secretária Municipal de Mulheres de Teresina. O objetivo é garantir que os serviços funcionem de forma interligada para que a mulher tenha um atendimento humanizado e ágil.
“Realizamos uma reunião com a equipe Balançando a Rede, responsável pelo atendimento às mulheres em situação de violência, para que os órgãos possam conhecer o espaço que irão trabalhar a partir de agosto. No local, a mulher vai contar com os serviços do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Secretária de Mulheres Estadual e Municipal, além de Delegacia,” ressaltou Zenaide.
A Casa, um dos eixos do programa Mulher Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento a violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É um passo definitivo do Estado para o reconhecimento do direito das mulheres de viverem sem violência.
O serviço da equipe de acolhimento e triagem é a porta de entrada da Casa da Mulher Brasileira. “Forma um laço de confiança, agiliza o encaminhamento e inicia os atendimentos prestados por outros serviços da Casa, ou pelos demais serviços da rede, quando necessário. A equipe multidisciplinar presta atendimento psicossocial continuado e dá suporte aos demais serviços. Auxilia a superar o impacto da violência sofrida; e a resgatar a autoestima, autonomia e cidadania”, finalizou a secretária.