O Hospital Getúlio Vargas comemora o seu 82º aniversário nesta quarta-feira (3). As atividades iniciarão às 8h, com uma Missa em Ação de Graças. Em seguida, às 9h, haverá a entrega de placas de homenagem a alguns servidores aposentados e às 10h, será realizado o tradicional corte do bolo.
O momento terá a participação de autoridades, diretores, colaboradores e usuários. A iniciativa tem como objetivo celebrar a história do maior hospital público do Estado do Piauí.
Inaugurado em 3 de maio de 1941, o HGV é referência em várias especialidades médicas. É também uma instituição de ensino, com dez residências médicas e uma residência multiprofissional.
Subordinado diretamente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), desde janeiro deste ano, o HGV conta com 349 leitos e com quatro Unidades de Tratamento Intensivo – UTI. Realiza transplantes de rins e córneas. Faz cirurgias de alta complexidade como cardíaca, bariátrica, embolização de aneurisma cerebral, dentre outras.
Novo serviço
O hospital se prepara para inaugurar a primeira Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Tipo III, pública do estado. Com dez leitos, a Unidade objetiva reduzir o número de óbitos e de sequelas neurológicas. Segundo o diretor-geral, Davyd Basílio, a iniciativa faz parte de uma ação da Secretaria de Saúde do Piauí, por intermédio da Superintendência de Média e Alta Complexidade, e em parceria com a Rede de Urgência e Emergência.
O coordenador da Linha de Cuidados do AVC no estado, Romilto Pacheco, a nova Unidade de AVC tipo III do HGV representa um importante avanço para a saúde pública do estado. ‘É um compromisso em oferecer serviços de qualidade e atendimento especializado aos pacientes”, destaca o neurointervencionista.