O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) realizou na manhã desta terça-feira (02) um café da manhã com servidores efetivos e anunciou o incremento de R$ 400 no valor do auxílio-alimentação da categoria. O evento marcou o Dia do Trabalhador e a celebração da Portaria Nº 21/2023, que estabelece o aumento dos benefícios.

Conforme a diretora-geral do Detran no Piauí, Luana Barradas, o objetivo da iniciativa é valorizar o funcionário e favorecer ainda mais a eficiência no serviço público. A primeira mulher a comandar o órgão reiterou o compromisso de tornar o Detran mais eficiente e modernizado. “Com esse incentivo e a valorização do servidor, iremos melhorar cada vez mais o trabalho deles, com reflexo na qualidade dos serviços ofertados à sociedade piauiense”, destacou Luana.

A presidente do sindicato dos funcionários do Detran, Cláudia Saldanha, afirmou que a categoria esperava há cinco anos pela concretização das ações. “Esta aprovação é uma vitória para nós servidores, e temos que agradecer a todos os envolvidos nessa conquista”, ressaltou Cláudia.

A deputada estadual, Ana Paula (MDB), participou da solenidade e afirmou que o Poder Legislativo se coloca à disposição para contribuir em melhorias para o departamento de trânsito. “Observamos aqui uma gestão comprometida com as mudanças necessárias em benefício do cidadão e cidadã piauiense. Esse processo gradativo inclui o implemento de novas tecnologias e a valorização dos profissionais que atuam diariamente no atendimento ao público”, disse a deputada.

Maio amarelo

A Escola Piauiense de Trânsito anunciou ainda o cronograma de ações em alusão ao Movimento Maio Amarelo 2023. Mais de 10 mil cartilhas infantis sobre a temática serão distribuídas em escolas do estado e equipes do Detran vão atuar em cidades estratégicas com atividades de conscientização sobre boas práticas a serem adotadas no trânsito.

O diretor da Escola Piauiense de Trânsito, Daniel Carvalho, explicou que o reforço das ações impactam de forma positiva na redução de acidentes de trânsito no Estado. “É uma parceria de diversos órgãos como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sesapi, Setrans e Secretaria de Segurança. Com a união destes órgãos já conseguimos reduzir o número de acidentes desde o início deste ano e o nosso objetivo é continuar promovendo mais ações para continuarmos salvando vidas e melhorando o trânsito do nosso estado”, destacou Daniel Carvalho.

Programação oficial da Escola de Trânsito

02/05 e 04/05- Realização de ações educativas em Teresina com a colaboração dos parceiros.
03/05- Abertura do Maio Amarelo 2023 na cidade de Campo Maior-PI.
05/05- Abertura do Maio Amarelo 2023 na cidade de Piripiri-PI.
11/05 e 12/05- Participação e realização de trabalhos educativos no “Cidade Inclusiva 2023” em Teresina.
15/05 e 16/0 – Ações educativas, debates, seminários e palestras na cidade de Paes Landim-PI.
18/05 e 19/05- Palestras educativas na cidade de Dom Inocêncio-PI.
28/05- Ações educativas e palestras na cidade de Palmeirais-PI
27/05-  Encerramento das atividades do Maio Amarelo 2023 em Teresina-PI.