O secretário de Estado da Administração (Sead), Samuel Nascimento, participou do webinar “Por dentro da jornada do governador do Piauí na Estônia”, realizado, nessa quarta-feira (19). O evento, realizado de forma virtual, foi promovido pela Investe Piauí e teve o objetivo de explanar sobre parcerias e projetos firmados na missão do Piauí no país europeu.
Na ocasião, foi apresentado o curso de Governo Digital lançado em Tallinn, capital estoniana, que será ofertado aos servidores estaduais em uma parceria entre a Sead e Estônia Hub. O secretário contou ainda sobre as experiências que a comitiva do Governo do Estado pode conhecer no país europeu e ressaltou que o Piauí é pioneiro, sendo o primeiro estado brasileiro a oferecer um curso em parceria com a Estônia.
A iniciativa do curso faz parte da implantação do Governo Digital, uma das metas do governador Rafael Fonteles. “Essa ação proporciona uma conexão do cidadão com o governo por meio da tecnologia. O projeto vai facilitar o acesso aos serviços públicos, é uma forma também de permitir que todos possam acompanhar e mensurar melhor o alcance das ações do Estado”, destacou Samuel Nascimento.
O secretário ressaltou ainda que o curso está com as inscrições abertas para o preenchimento de 500 vagas que irão contemplar todos os municípios piauienses. “O Piauí terá o primeiro curso de Governo Digital voltado para os agentes públicos, serão formadas 500 pessoas nesse grande processo de transformação digital. A ideia é capacitar para acelerar essa digitalização, produzindo conhecimento”, concluiu o gestor.
O momento contou ainda com uma explanação sobre os programas lançados pela Investe Piauí na Europa com o presidente da empresa, Victor Hugo, e o diretor de Inovação, Christian Roos. Teve ainda a apresentação do escritório da Investe Piauí na Estônia e participação do Ellen Gera, gestor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), falando sobre tecnologia estoniana que será aplicada no estado.
Curso de Governo Digital
O curso de Governo Digital que será ofertado aos servidores públicos tem o objetivo de capacitar para a digitalização e desburocratização de processos. Os interessados devem fazer inscrições por meio do formulário deste link https://bit.ly/3A9nMkM, no portal da Sead.
O curso terá formato virtual, com aulas ao vivo e gravadas, e vai ofertar 500 vagas com certificação internacional, a previsão é que as aulas comecem no segundo semestre deste ano.