A experiência do Projeto Defensoras Populares do Piauí, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí desde o ano de 2019 sob a coordenação da defensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, será tema de audiência pública a ser realizada na Câmara dos Deputados. A proposta é da deputada Érika Kokay, do PT.
Ao justificar a proposta, a deputada destaca o êxito do Projeto. “A audiência pública tem o objetivo de discutir a experiência do Projeto Defensoras Populares, que nasceu do desejo da Defensoria Pública do Piauí de se aproximar da população, através da prestação de serviços de educação em direitos humanos e direitos das mulheres, a fim de facilitar o acesso à justiça das participantes e das pessoas de suas comunidades”, afirma Erika Kokay.
Tendo realizado quatro edições no Piauí, o Projeto Defensoras Populares já certificou 411 lideranças femininas que, capacitadas em direitos humanos e direitos das mulheres, trabalham efetivamente junto às suas respectivas comunidades, atuando ainda como um elo entre estas e a Defensoria Pública.
Em sua execução, o Projeto Defensoras Populares conta com a participação do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Piauí, por meio das defensoras públicas Lia Medeiros do Carmo Ivo e Verônica Acioly de Vasconcelos, atual subdefensora pública geral do estado do Piauí. Também participam demais defensoras públicas da DPE-PI, ministrando os módulos do curso, que abordam temas afins às suas áreas de atuação.
A defensora pública geral e coordenadora do Projeto, Carla Yáscar Belchior, fala sobre a audiência pública solicitada pela deputada Erika Kokay. “É com enorme satisfação que recebemos a informação da audiência pública sobre a importância do Projeto Defensoras Populares, ideia amadurecida desde que a deputada Erika Kokay participou da última formatura do Projeto, realizada em dezembro de 2022, quando foram certificadas 180 lideranças comunitárias femininas. Naquela ocasião, a parlamentar destacou o projeto como fundamental por trabalhar a consciência de direitos, visando uma sociedade justa e igualitária. É exatamente esse o propósito que nos move quando, a partir da rica colaboração do Núcleo de Defesa da Mulher e das colegas defensoras públicas, nos propomos a contribuir na capacitação dessas lideranças femininas, mulheres com ricas histórias de vida que também muito nos ensinaram no decorrer do curso. O Defensoras Populares é uma fala de mulheres corajosas para empoderar mulheres com igual coragem. Para nós é gratificante saber que nossa iniciativa continua ultrapassando fronteiras, obtendo a atenção de lideranças sociais e políticas preocupadas com o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais focada na justiça social. Agradecemos à deputada Erika Kokay, que muito nos honra com sua iniciativa”, afirma.