O centro-sul do Piauí será o foco do próximo projeto a ser realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh): o I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí. A iniciativa acontecerá no município de Bom Jesus, a partir das 9h do dia 20 de abril, no Centro Administrativo da cidade. A ação contará com apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), Prefeitura de Bom Jesus, Sebrae Piauí, Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Sindicato Rural de Bom Jesus do Gurguéia, Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e Instituto Federal do Piauí (Ifpi).

O objetivo da ação da Semarh é chamar atenção para o aproveitamento sustentável do cerrado – o segundo maior bioma do país, representando cerca de 25% do território nacional – e contribuir com o controle do seu desmatamento. Em 2022, na região do Matopiba (sigla que represente o território do Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o desmatamento do cerrado cresceu quase 20% em menos de um ano, segundo o Mapbiomas. Entre janeiro e dezembro de 2021 foram devastados 8.155km², o que corresponde a um território seis vezes maior do que Teresina. O desmatamento desse bioma tem despertado preocupação e seu combate e controle é uma das prioridades da Semarh em seu trabalho de conscientização, fiscalização e preservação ambiental.

 

“Esse projeto é a continuidade das propostas de seminário da Semarh no Piauí. Em fevereiro promovemos um seminário sobre o bioma caatinga, em Canto do Buriti, e neste, o cerrado será o nosso foco”, destaca Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “A Semarh está atenta e em ação pela preservação e fiscalização desse bioma, que é uma das nossas prioridades, principalmente por sua relevância para os recursos hídricos do estado”, afirmou.

Por meio do fortalecimento da preservação do cerrado, a Semarh busca também garantir a preservação dos recursos hídricos do Piauí. Os territórios geográficos ocupados pelo bioma desempenham um papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos, pelo país e pelo Piauí, pois tais espaços são origem de grandes bacias/regiões hidrográficas, no Brasil e no continente sul-americano. Segundo levantamento realizado pela Embrapa Cerrados, o bioma contribui para os recursos hídricos superficiais de 8 das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras, com destaque para as regiões do Paraguai, Parnaíba, São Francisco, Tocantins/Araguaia e Paraná.

Fonte: Ascom Semarh