A secretaria Estadual da Educação (Seduc) esteve reunida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), para discutir a possibilidade de implementação de cursos técnicos e profissionais na área de Operação Portuária para os estudantes da rede estadual da Educação.
Um operador portuário é uma pessoa qualificada para realizar atividades como a movimentação de passageiros e mercadorias em portos, envolvendo também a manipulação de documentos, como notas fiscais e a documentação de organização dos portos. Essas operações são destinadas para transporte aquaviário, o que exige conhecimentos da legislação portuária, logística internacional de carga e sobre a segurança do trabalho.
De acordo com o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja) da Seduc, Paulo Henrique, o foco da qualificação profissional será voltado para as futuras operações do Porto de Luís Correia e da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). “Objetivamos qualificar a mão de obra para o início das operações do terminal pesqueiro do Porto de Luís Correia e da Zona de Processamento de Exportações. Na segunda-feira (17), teremos uma reunião com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, para poder finalizar esse projeto de criação da Escola do Mar no litoral do Piauí”, destacou o superintendente.