O espaço aberto ao diálogo quanto a proposições de ações e cumprimento de metas para a educação do Estado foi retomado com o encontro do Fórum Estadual de Educação do Piauí (FEE-PI). O canal de comunicação entre sociedade e poder público aconteceu nesta quarta-feira (12), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Representando o Governo do Estado, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou a solenidade que marca o início das atividades do Fórum, que busca analisar a política educacional expressa nos planos de educação instituídos por lei, no âmbito do Estado e dos Municípios e na função de monitoramento e avaliação destas políticas implementadas.

“A retomada da efetiva atuação do Fórum se alinha ao plano do governador Rafael Fonteles quanto ao eixo transversal da participação social através de fóruns, conselhos e outras instâncias de construção da política pública. A Seduc tem metas bem definidas enquanto política de educação e este espaço do Fórum atuará em conjunto conosco para concluir as prioridades elencadas para a comunidade escolar e promover a execução do plano estadual de educação”, informou Bandeira.

O encontro tem como público-alvo membros do FEE-PI, gestores municipais, Ministério Público, Tribunal de Contas e representantes de órgãos da Educação. Entre as entidades com representação nos municípios piauienses estiveram na mesa o presidente da APPM, Antoniel de Sousa, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Érica Graziela.

Antoniel de Sousa colocou a APPM como mediadora junto ao FEE para dialogar com as políticas necessárias para destacar o Piauí no tema. “Os municípios serão estimulados a abrir espaços de discussão que visa fortalecer as políticas educacionais, tendo o claro objetivo de qualificar a formação dos estudantes e, consequentemente, desenvolver o Estado alcançando o destaque nacional na área da educação”, comentou.

Érica Graziela celebrou mais um espaço de diálogo entre os municípios que atuam diretamente nos planos organizados no âmbito nacional, estadual e de dirigentes municipais. “A retomada de protagonismos dos fóruns como canais de diálogo com as comunidades é celebrada, pois esta é uma instância democrática que envolve dirigentes municipais e entidades com diferentes atuações na educação. Entendendo o papel dos fóruns poderemos efetivar o monitoramento conjunto das ações quanto aos planos de educação e instituir o cumprimento de metas na área da educação na instância local”, enfatizou.

Durante o evento os gestores da educação acompanharam as palestras:

– “Políticas educacionais no contexto atual: desafios dos fóruns de educação nacional, estadual e municipal”, ministrada pelo Diretor de Educação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), André dos Santos Gonçalves;

– “A importância, funções, composição e plano de ação do Fórum Estadual de Educação”, com o coordenador da FEE-PI, Antônio Ferreira;

– “Pesquisa de identificação de Fóruns Municipais de Educação Instituídos por Lei”, conduzida pelo professor Francisco Ferreira da Undime/PI e o Auditor de Controle Externo do TCE, Gilson Soares.