Nos três primeiros meses do ano, o IDEPI iniciou cerca de 24 obras que beneficiam a população de todos os Territórios do Estado, entre pavimentação em paralelepípedo, estradas vicinais e melhorias habitacionais e sanitárias.

As ações para melhorar a mobilidade, em áreas urbana e rural, bem como a construção e recuperação de rodovias, foram o ponto alto desses investimentos. Para se ter ideia, foram cerca de 62.641,00 m² de pavimentação em paralelepípedo e mais de 90 km de estradas vicinais recuperadas, interligando comunidades rurais, aproximando as pessoas e promovendo a inclusão social em várias cidades do Piauí, algumas delas consideradas isoladas devido às más condições das estradas, o que dificultava o acesso aos serviços públicos essenciais.

Também é importante destacar que desde o início do ano, o trabalho de monitoramento das estruturas físicas e de funcionamento das 15 barragens de responsabilidade do Idepi foi intensificado. As visitas de inspeção regular têm como objetivo identificar e avaliar eventuais anomalias que afetam, potencialmente, as condições de segurança e de operação das barragens, bem como seu estado de conservação. Após essa etapa será elaborado o Relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR). Essas visitas serão realizadas, pelo menos, três vezes por ano, antes, durante e após o período chuvoso.

Segundo o diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar, os últimos dados do monitoramento mostram que sete barragens atingiram a cota de vertimento do sangradouro: Bezerro, em José de Freitas; Emparedado e Corredores, na cidade de Campo Maior; Piracuruca, no município de Piracuruca; Mesa de Pedra, localizada na cidade de Valença do Piauí; Salinas, em São Francisco do Piauí; e Pedra Redonda, em Conceição do Canindé. São barragens localizadas nas regiões Norte e Sudeste do estado.

Vale destacar a continuidade da elaboração do primeiro Plano de Segurança de Barragens (PSB) no estado do Piauí, que neste primeiro momento contempla as barragens de Piracuruca e Algodões II, mas que deverá se estender para todas as outras de responsabilidade do órgão. Ainda este ano está previsto o lançamento dos editais de elaboração dos planos de Pedra Redonda, Salinas e Corredores.

Outra ação nesse período foi o início do processo licitatório para construção da barragem Nova Algodões, no município de Cocal – PI, que tem previsão para o lançamento do edital em maio.

O Idepi está passando por um processo de modernização das operações de trabalho, de acordo com o diretor-geral do Instituto, Felipe Eulálio, foi reforçada a Implantação do SEI, com o objetivo de trazer redução do tempo de tramitação dos processos, redução de custos, aumento da produtividade e padronização de operações. “Estamos trabalhando para melhorar e dar mais eficiência aos serviços prestados à população”.

Outra obra importante é a implantação do Sistema de Macrodrenagem Urbana do Município de Oeiras. A obra vai minimizar os problemas das inundações urbanas provocadas pela concentração das águas no período chuvoso, combater a erosão e o assoreamento. Além disso, também vai melhorar as condições sanitárias dos riachos (Mocha e Pouca Vergonha); aumentar a vazão natural ao açude Serra Pelada (açude Canela) e, em consequência, regularizar a sua vazão.