Gestores municipais do Piauí ressaltaram nesta sexta-feira (31), durante o II Fórum de Gestoras Municipais dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), a importância de capacitação dos OPMs. Elas destacaram que as mulheres precisam sempre de ações afirmativas e de combate à violência. O evento aconteceu na Escola Fazendária, em Teresina.

Durante o Fórum as gestoras tiveram oportunidade de aprofundar estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher em rede, além de propor ações, levando em consideração a região do território de desenvolvimento e as necessidades específicas do município. A vice-prefeita de Cajueiro da Praia, Natália Régia,  destacou que está sendo um momento único porque enriquece as atividades voltadas para as mulheres do município e da Planície Litorânea. “Estamos pensando ações que possam ser desenvolvidas com outras secretarias e movimento de mulher. Sabemos que o litoral é um ponto turístico onde ocorrem diversos tipos de violência e cada vez mais vamos trabalhar para o enfrentamento dessa situação através de camapanhas preventivas”, disse.

 

A Secretária de Mulheres do município de São Raimundo Nonato, Ivana Amorim, pontua que o momento é de alinhamento de ações e estrátegias em prol da mulher, levando em conta a realidade do território. “Esse momento de formação na captação de recursos é importante para toda Secretaria da Mulher, pois geralmente não há orçamento e isso, muitas vezes, dificulta a ampliação do trabalho”, ressalta Ivana.

A secretária de Mulheres de Sussuapara, Láis Ribeiro, explanou que ter uma formação sobre projetos é importante para melhorar a forma de captar recursos para as ações. “Sabemos que é difícil não ter dinheiro para o nosso trabalho, que é permanente, mas quando percebemos que as ações estão planejadas e alinhadas à Secretária de Estado e ao Ministério da Mulher, faz com que possamos se inspirar no nosso município”.

Durante o Fórum foi realizada a oficina de elaboração de projetos sociais, ministrada pela  especialista em elaboração e gestão de projetos sociais, Lucineide Rodrigues.  Estiveram presentes o delegado João Marcelo, destacando a segurança em projetos urbanísticos para uma cidade segura, o delegado Riedel Batista, explanando sobre a capacitação de recursos, Vânia Castello, destacando a importância do planejamento e ações interligadas.

As gestoras municipais que participaram do II Fórum levarão para Brasília-DF, no Fórum de Gestoras Nacionais de OPMs, proposição de plano de Trabalho para o enfrentamento da violência contra a mulher, nos dias 11 e 12 de Abril.