A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários (SUIRPO), lembrou antecipadamente o Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial que é comemorado nesta terça-feira (dia 21 de março). A ação foi realizada no pátio da Secretaria da Administração.
A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, participou do evento e destacou a importância de se combater o racismo que começa com a educação. “ É preciso educar as crianças para que elas entendam e aceitem que todos são iguais e que a cor da pele é apenas uma característica de casa pessoa”, disse.
‘’A nossa ideia hoje aqui nessa roda, no pátio da Secretária de Administração é exatamente para nós possamos escutar, fazer essa escuta, de todas as vozes que ecoaram aqui nessa manhã e pudessem, no momento de privilégio pessoal, fazer uma reflexão sobre ‘onde é que eu guardo o meu racismo?’, ‘como é que eu faço o enfrentamento desse racismo, desse preconceito, dessa discriminação’? Dessa forma, assumindo essas possibilidades, nós podemos trabalhar em uma perspectiva de enfrentamento,’’ comentou a Superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar.
Ainda nesse mês no dia 28, às 16h, será realizada a ação Chá na Mesa das Pretas com o tema Mulheres Pretas Empoderadas na Periferia, no Memorial Esperança Garcia, e no dia 31 (sexta-feira), às 8h, nos Quilombos Mimbó, Periperi e Caldeirão, em Amarante, vai acontecer a Ação Pretas na Luta.