O governador Rafael Fonteles participou na noite desta segunda-feira (13), por videoconferência, da primeira assembleia, em 2023, dos 21 governadores que compõem o Consórcio Brasil Verde. Na ocasião, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi eleito como presidente do Consórcio, bem como a definição dos governadores coordenadores de cada bioma: Ratinho Júnior (Paraná) do bioma Mata Atlântica; Tarcísio de Freitas (São Paulo), bioma Cerrado; João Azevedo (Paraíba), bioma Caatinga; Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul); Gladson Cameli (Acre), bioma Amazônia; e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), bioma Pampa. Ao final do encontro, também foram aprovados o primeiro estatuto e o contrato de rateio dos consorciados, definindo assim as diretrizes econômicas, financeiras e institucionais do Consórcio.
Onze dos 21 estados signatários ratificaram o Protocolo de Intenções por meio de leis aprovadas em suas respectivas Assembleias Legislativas – incluindo o Estado do Piauí.
Rafael Fonteles destacou a importância do Consórcio Brasil Verde. “Esse consórcio será muito importante na soma de esforços dos governos estaduais para preservação do meio ambiente para colocar em linha com as melhores práticas internacionais”, comentou o governador, lembrando da importância do Brasil, para o mundo, na preservação dessa biodiversidade.
Rafael Fonteles também destacou que por meio do Estatuto aprovado ficou definido que haverá uma contribuição de cada um dos estados membros. “Uma forma de ter a presença dos Estados, no Brasil e no mundo inteiro, defendendo os seis biomas do Brasil”, disse.
Entre as principais metas do Consórcio Brasil Verde, estão a de obter recursos financeiros externos, a formalização de parcerias e troca de experiência através do compartilhamento de boas práticas. Além de promover ações coordenadas entre os estados subnacionais, governos, empresas e sociedade civil para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e alcançar as metas do Acordo de Paris.