A Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e equipe da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência estiveram em reunião com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, para discutir a criação e elaboração do protocolo de enfrentamento à violência de gênero contra a mulheres dentro do campus universitário.

O Protocolo será elaborado levando em consideração os referências técnicas e teóricos da Rede de Atendimento ás Mulheres em situação de violência contra a mulher,  demandas solicitadas pelo estudantes da UFPI e o corpo docente da univerisdade. Um dos objetivos é permitir que  no âmbito institucional a mulher possa ser acolhida e tenha acesso facilitado o para os serviços de proteção.

Nesse sentindo, a construção do protocolo  apresentará orientações sobre o acolhimento, encaminhamento e acompanhamento a mulheres da comunidade acadêmica que tenham sofrido violência física, sexual, psicológica, moral e/ou patrimonial baseadas no gênero, além dos princípios das ações e os procedimentos padrão para o atendimento destas vítimas e assim viabilizar o acesso das mulheres ao serviços adequados.